sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Especialista

"Vancês com certeza já ouviram falar que nós estamos no tempo dos especialistas. O meu ofício é de carpinteiro. De primeiro eu fazia casas, fazia galinheiro, e inté igreja eu fazia. Mas depois vi que era perciso um especialista no meu ofício. Assuntei, assuntei inté que dei com a minha especialidade. Fiquei nela! Minha gente, ocês estão falando com o melhor construtor de privada em toda essa várzea do Pixiri."

Assim começa um conto engraçadíssimo que eu li. O Especialista foi escrito pelo comediante e ator americano Charles Sale por volta de 1929 e é de uma atualidade impressionante, obviamente não em relação à construção de privadas, mas com os "especialistas" que abundam por aí, com o perdão do trocadilho.

Escrito em primeira pessoa, ele se põe a explicar as dificuldades de seu ofício desde a escolha do melhor local para instalação da "casinha" - sim, é do tempo em que latrina ficava fora do corpo da casa - até os perigos de construí-la por conta própria sem consultar um especialista. Ele tece considerações sobre o consumo de jornal e até recomenda a colocação de um bauzinho para guardar as espigas que algumas pessoas de idade ainda poderiam preferir ao jornal. Chega a ser comovente seu orgulho com as suas duas obras mais importantes: a privada de 8 buracos e a privada do Major.

Se alguém se interessar pela leitura é só me pedir que eu mando por e-mail. Recomendo!

7 comentários:

niltontche disse...

Olá Edison!
Li este texto há uns 25 anos atrás.
Lembro que achei importante pela sua simplicidade e engenhosidade.
No meio de outros livros, perdi este.
Se puderes enviar o texto agradeço, por reavivar minha memória.

Nilton

Fernando J. Pimenta disse...

Manda-me por email. Parece ser frutífero.

Carla Fraga disse...

Ola! Li esse livro há uns 30 anos e ri muito! Se tiveres copia, gostaria muito de receber! Obrigada
Carla
franc222@gmail.com

antonio araujo disse...

Gostaria de uma cópia do Especialista, amo esse livro que me remete a minha infância. Antecipo Agradecimentos. Antônio Augusto.

antonio araujo disse...

Gostaria muito de obter uma cópia do O Especialista o qual me remete a lindos momentos da minha infância. Grato. Antônio Augusto.

antonio araujo disse...

Eu quero uma cópia por favor. Grato. Antônio.

Edison Junior disse...

Caro Antônio Araujo, favor me passar seu endereço de email que eu lhe envio o arquivo. Abraços.

Related Posts with Thumbnails