domingo, 26 de fevereiro de 2017

Parabéns, Jazz! 100 anos de gravações!

Hoje, 26/02/2017, é um dia muito importante para os apreciadores da música de Jazz. Há exatos 100 anos foi realizada a primeira gravação desse gênero.



Até hoje ninguém conseguiu definir exatamente em que ano o Jazz começou ou mesmo quando associaram a palavra jazz a um tipo "específico" de música, provavelmente nem é possível isso, visto ser a música de Jazz o produto da evolução e transformação de várias outras vertentes no final do século XIX - vide abaixo:


Apesar da música de Jazz ter um pezinho na Europa, é lícito dizer que a sua maior influência vem da música afro-americana (blues, cantigas de trabalho, gospel etc.).

Originária da região de New Orleans, migrou rapidamente para New York e Chicago no início do século XX, principalmente por causa das más condições para os músicos negros (e não só os músicos) no sul do país e, é claro, pelas grandes oportunidades que as cidades grandes oferecem com sua fome de novidades.

Paradoxalmente, no entanto, sua primeira gravação não seria registrada por músicos negros, e sim pela Original Dixieland Jazz Band (grafada no rótulo do disco como "Jass"), toda composta por músicos brancos.


Note que a música foi rotulada como um Fox Trot, na falta de classificação melhor à época. 

Ouçamos as gravações:

Lado A: "Livery Stable Blues"


Lado B: "Dixie Jazz Band One Step"



O álbum, gravado pela Victor Talking Machine Co., foi um tremendo sucesso, tendo vendido cerca de 1.000.000 de cópias, um número bastante expressivo nos dias de hoje, imagina há 100 anos! Colocou o Jazz no mapa da música norte-americana.

E para comemorar em alto nível, um "Parabéns a Você" em ritmo de Jazz!








Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails