quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pressa, pressa, pressa...

Ainda sobre cartas e emails, uma coisa que me impressiona é a velocidade alucinante com que se espera uma resposta para uma mensagem. Pressa, pressa, pressa...

Embora seja uma ferramenta do século passado (e que algumas pessoas ainda insistem em usar), na verdade não faz muitos anos que quando se queria mandar uma mensagem para alguém, utilizava-se dos serviços dos correios.

Uma carta era escrita e postada, e a resposta era aguardada para dali 15 a 30 dias dependendo da distância. Se havia urgência na comunicação, podia-se utilizar de um telegrama, mas a mensagem tinha que ser bem concisa, pois era relativamente caro. E todo mundo ficava contente com isso.

O surgimento da internet e do email mudou essa percepção. O envio da mensagem é quase instantâneo. Por extensão, sabendo disso, quando alguém manda um email espera que o recebedor também responda rapidamente, se possível no mesmo dia. Se demorar muito para chegar a resposta, é um Deus nos acuda. Pressa, pressa, pressa...

Quando se pensa que não pode piorar essa pressa, aparecem os aplicativos de comunicação tipo Whatsapp, na qual a resposta é esperada dentro dos próximos segundos, do contrário é o caso de se ligar para os hospitais e a polícia para saber o que aconteceu que a resposta ainda não veio. Pressa, pressa, pressa...

Onde vai parar isso?

Não sou especialista no assunto, mas creio que isso afeta profundamente não só o modo com que nos comunicamos, obviamente, mas principalmente a qualidade do que comunicamos.

PT SAUDACOES

2 comentários:

Emmanuella Conte disse...

Eu estava com um rascunho de postagem exatamente sobre isso. Essa pressa de receber uma resposta é um pesadelo pra mim. Não é sempre que eu tô preparada pra engatar uma conversa ou já soltar os dados que as pessoas precisam de mim. Detesto o Whatsapp por isso; respiro aliviada quando aquilo sai do ar.

Edison Junior disse...

Isso, a mensagem pode até chegar rápida, mas não espere uma resposta imediata da minha parte, não é sempre que vou querer ou poder fazer isso.

Related Posts with Thumbnails