segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

São Paulo, 1841

Uma das coisas legais que tem no Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, é uma maquete da cidade de São Paulo baseada em sua planta de 1841, ou seja, há “apenas” 175 anos. Inicialmente os imóveis não eram coloridos, esse foi um trabalho posterior que deu mais vida à maquete.

São Paulo contava com menos de 30 mil almas, como se dizia então, e não se tinha nem ideia de como iria crescer em tamanho e importância a partir do final do século XIX.

Clique nas fotos e mapas para ver os detalhes.


Vista geral da maquete
 


Detalhe da maquete, mostrando a então igreja da Sé, posteriormente demolida para construção da atual, e o Pátio do Colégio, que era a sede da prefeitura. 


Na foto acima, procurei mostrar algumas das principais ruas da cidade naquele ano, mas com os nomes atuais.

É pena que o Museu esteja fechado há tanto tempo. Ele está passando por obras de manutenção, necessárias por causa do descuido nos últimos anos que coloca em risco seu precioso acervo. Maior pena ainda que não fizeram isso a tempo no Museu da Língua Portuguesa.

Parabéns, São Paulo, pelos seus 462 aninhos!

2 comentários:

Emmanuella Conte disse...

Que interessante! Sempre pensei em São Paulo como uma cidade gigantesca, é meio surreal pensar que ela já foi tão pequena, haha! Quem diria!

Marília disse...

Bela homenagem à nossa querida cidade. Querida,generosa e respeitável cidade!

Related Posts with Thumbnails