quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Discussões

Estamos em um país em que a Religião se imiscui cada vez mais na Política, a Política é discutida como se fosse uma mesa redonda de Futebol e o Futebol é quase uma Religião.
E ainda tem gente que diz que Política, Futebol e Religião não se discute!

domingo, 23 de agosto de 2015

Pé de cachimbo

Hoje é domingo, pede cachimbo
O cachimbo é de ouro, bate no touro
O touro é valente, bate na gente
A gente é fraco, cai no buraco
O buraco é fundo, acabou-se o mundo!

Durante muito anos declamei essa poesia, aprendida ainda no berço, como "pé de cachimbo", um verdadeiro virundum poético. Mas, para quem acha que pé de cachimbo não existe, aqui está ele!

Edison - 0604 - Pé de cachimbo

Pode continuar a declamar errado!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

My kind of town

Chigago is…!, como diria o Frank Sinatra.

 

Chicago poderia até ser o pior lugar do mundo, mas só o fato de estarmos viajando para matar as saudades nossa filha já faria com que fosse o melhor para se estar. Acontece que Chicago está muito, muito longe de ser o pior lugar do mundo. Então, imagine só que delícia que foi.

2015-07-16 - Chicago 381

O famoso skyline de Chicago

Nascida no início do século XIX em um território “cedido” pelos índios ao governo americano, ganhou importância rapidamente devido à sua posição estratégica, principalmente após a abertura de um canal que ligava os grandes lagos ao rio Mississipi, ou seja ligando o sul e o norte dos EUA. Isso fez com que a região acabasse recebendo ligações de diversas ferrovias que estavam sendo construídas na América, o que a tranformou rapidamente no maior entroncamento ferroviário do país a partir da segunda metade do século XIX.

2015-07-14 - Chicago 141

Não é que esse trem que passa sobre as ruas existe mesmo?

Ao longo de sua existência, Chicago foi se reinventando, por assim dizer. Um dos problemas que havia na cidade, era o sistema de esgoto. Foi então contruída uma rede inteiramente nova e, para garantir que os dejetos fossem escoados apenas pela ação da gravidade, a cidade foi elevada de 1 a 2 metros! Quem não gostou muito foram as cidades ao Sul, que recebiam o esgoto não tratado da cidade, também conhecido como The Taste of Chicago (“O Gosto de Chicago”).

Sendo um dos maiores fornecedores de madeira dos EUA, era natural que a maior parte das suas contruções fossem feitas com esse material. Em 1871, um ano particularmente seco, ocorreu um incêndio que queimou boa parte da cidade, deixando 90 mil desabrigados (em uma população de 300 mil). A cidade então se reconstruiu. Dessa vez atraindo muitos arquitetos de renome que queriam participar do projeto.

Em 1890, Chicago já era a segunda maior cidade dos EUA, com 1 milhão de habitantes, atrás apenas de Nova York, constituída em boa parte por imigrantes europeus, principalmente irlandeses, italianos e alemães. A partir de 1950, boa parte da população de alta renda de Chicago começou a deixar a cidade em direção aos subúrbios, criando um problema de degradação do centro, que só começou a ser corrigido a partir  de 1990.

O Rio Chicago, que sempre foi um lugar sujo e fedido, hoje é limpo e navegável. Os inúmeros depósitos que ficavam às suas margens, totalmente sem janelas para evitar o fedor, hoje estão sendo retrofitados e transformados em condomínios e lofts de alto luxo, agora com janelas e sacadas voltadas para o rio.

2015-07-21 - Chicago 532

Chicago hoje é uma cidade exuberante. Para qualquer lado que você olhe há obras de arquitetura de Mies Van Der Rohe a Renzo Piano, sem falar em obras de arte de artistas como Miró e Picasso pelas praças.

Os museus são incríveis, o Art Institute possui a segunda maior coleção de arte Impressionista do mundo (adoro), o Museu de Ciência e Indústria e o Field Museum são imperdíveis também. O aquário também vale uma visita.

2015-07-15 - Chicago 240

Sabe lá o que é estar a poucos centímetros de uma obra que a gente conhece apenas de fotos em revistas e livros! É de arrepiar!

Achei genial essa menina; simplesmente ela se sentou no chão e começou a copiar o quadro de  Renoir

2015-07-16 - Chicago 347 - Field Museum

2015-07-16 - Chicago 358

E os americanos realmente sabem como explorar o turismo (não o turista, como fazemos por aqui). Somente seus arranha-céus, Willis Tower (ex-Sears Tower – os chicagoans ainda preferem chamá-lo assim) e o Hancock recebem anualmente mais visitantes que o Brasil inteiro! Tem até um tour feito de ônibus que passa pelos principais pontos da história de Al Capone e seus gangsters amestrados (pode parecer um belo mico passear em um ônibus preto chamado Untouchable Tours pela cidade, mas eu fui e achei muito legal).

O Hankock

2015-07-14 - Chicago 163

Vista do Sears Tower, digo, Willis Tower

Não falei dos canteiros de flores nas avenidas, do transporte público de qualidade, do respeito ao cidadão, seja ele americano ou não, nem dos esquilos no parque, nem do Jazz, nem do Blues, mas não posso encerrar sem mencionar o Feijão, uma enorme escultura em aço do artista inglês Anish Kapoor, em pleno Millenium Park, que reflete o lindo skyline de Chicago.

2015-07-21 - Chicago 484

domingo, 16 de agosto de 2015

Viajar é tudo de bom!

(bem, quase tudo…)

Edison - 0603 - Dormindo no avião - CópiaEdison - 0603 - Dormindo no avião

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Mais uma velhinha…

Edison - 0602 - Sua mãe tá batendo um bolão!

domingo, 2 de agosto de 2015

Apelidos carinhosos

Edison - 0601 - Casal antigo

Related Posts with Thumbnails