quarta-feira, 18 de março de 2015

Mais pequeno ou mais menor?

“E em pé, quando era mais pequeno, metia a cara no vidro, e via o cocheiro com as suas grandes botas...”

Tem umas coisas engraçadas na língua portuguesa. Desde cedo aprendemos (bem, nem todo mundo aprende) que não se deve falar ‘mais pequeno’ nem ‘mais menor’, mas apenas ‘menor’. O mesmo vale para ‘grande’ e ‘maior’, ‘bom’ e ‘melhor’, ‘ruim’ e ‘pior’ e assim por diante.

Dá pra entender a razão lógica disso. Aparentemente, não faz sentido mesmo dizer que uma coisa é mais menor que outras, pois o adjetivo menor já implica que estamos falando de uma coisa com a dimensão mais diminuta que as demais.

Por outro lado, não concordo totalmente com isso. Embora ‘menor’ possa substituir ‘mais pequeno’, às vezes isso pode não ser tão enfático ou rico como expressão.

Por exemplo, se estou falando de dois jogadores de basquete padrão NBA, um com 2,10 metros de altura e o outro 2,20 metros, dizer que o cara de 2,10 metros é apenas menor que o outro sem mencionar suas respectivas alturas dará uma impressão incompleta. Não seria muito mais claro dizermos que ele é menos grande que o outro? Ou que o outro é mais maior? O que há de realmente errado nisso?

Além disso, creio que essa deve ser uma “regra” relativamente recente do nosso idioma – adoramos mudar tudo de vez em quando. A citação que abre esse post é de Machado de Assis, em Dom Casmurro, o que não faz dele um escritor mais pequeno.

Ou menos grande.

2 comentários:

Emmanuella Conte disse...

Concordo, Edison! Mesmo que não seja correto gramaticalmente, nossa língua tem ganhado tanta riqueza de regionalismos e modos de expressão que eu não excluo a possibilidade de adotar "menos grande" (melhor do que dizer "também grande, mas não tããããão grande") como válido.

E há também o caso em que é gramaticalmente correto usar isso, no caso de comparações. Por exemplo: "esse jogador é mais grande do que bom". Horrível, né? haha

Marília disse...

Ao contrário, ele é o escritor mais melhor do Brasil!

Related Posts with Thumbnails