segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Handkerchief

Lá pelo início do último quartil do século passado, lá estava eu no meu primeiro ano de União Cultural Brasil-Estados Unidos, aprendendo a duras penas os primeiros passos da língua anglo-saxônica. Mais precisamente, era o primeiro semestre do curso de inglês. Numa das primeiras lições nosso vocabulário foi enriquecido com a palavra handkerchief (lenço).

Misturada entre boy, girl, father, mother, book, table e outras palavras igualmente simples, hankerchief causou um grande impacto como se pode imaginar. A professora, nunca me esqueci disso, abriu um dicionário etimológico para tentar explicar o por quê de um nome tão complicado para uma coisa tão simples.

Nesse momento, enquanto lia, ela teve um ataque de riso desses de sair lágrimas dos olhos, e dizia, “oh, é muito engraçado, ahaha, muito engraçado…!”, e continuava rindo. A classe, atônita, aguardava ansiosamente pela explicação, já antegozando uma boa risada. Para nossa decepção, no entanto, a professora nos contou que a explicação era muito complexa para que entendêssemos com o nosso parco inglês e seguiu com a aula.

340x255

Vez por outra, essa historinha me passa pela memória, mas nunca me lembro de procurar a etimologia de handkerchief ou, quando me lembro, não tenho a ferramenta à mão. Hoje, finalmente, joguei no gúgol “handkerchief etymology” e obtive a tão esperada resposta (adaptação e tradução livre):

(…) hand + kerchief, sendo que kerchief vem do francês kovrechief uma "peça de pano utilizada para cobrir parte da cabeça", do ânglo-francês courchief ou do francês antigo couvrechief, literalmente "cobertura de cabeça". A partir do século 14, tornou-se uma peça carregada nas mãos para limpar o rosto, daí o "handkerchief."

40 anos depois, continuo no escuro… por quê a professora teria achado tanta graça nisso?

2 comentários:

Marília disse...

Ótimo! Apesar da dúvida ainda permanecer...

Emmanuella Conte disse...

Acho que a sua professora tava com a cabeça longe, hein?!

O livro que usam na escola onde eu trabalhava coloca um "wastebasket" logo na primeira aula do curso. É o pavor dos alunos iniciantes, sempre os ameaçava com essa palavra na prova oral, haha.

Related Posts with Thumbnails