sábado, 26 de julho de 2014

Julinho da Adelaide

julinho-da-adelaide1

Em maio de 1995, a Rádio USP FM apresentou uma entrevista com Julinho da Adelaide, compositor de músicas como Acorda Amor (“chama o ladrão”) e Jorge Maravilha (“você não gosta de mim, mas sua filha gosta”). Essa entrevista foi ao ar no programa Memória, apresentado por Milton Parron, e eu tive a boa ideia de gravar em fita cassete.

Julinho da Adelaide era o pseudônimo utilizado por Chico Buarque no início dos anos 70, quando a censura tava brava pro lado dele. Na verdade, tava brava pro lado de todo mundo, mas a partir de um certo momento, a censura passou a podar simplesmente todas as músicas do Chico, e Julinho da Adelaide foi a figura que ele criou para burlar essa perseguição. Passou ileso pela censura com músicas que jamais passariam sob o nome de Chico Buarque e ainda por cima deu uma bela gozada da cara dos censores.

Essa entrevista gravada em 1974, foi feita por Mário Prata e Melchiades Cunha Junior, e publicada no jornal Última Hora, em São Paulo. Óbvio, o áudio não foi divulgado na época, mas mesmo assim, pouco tempo depois, desvendou-se a identidade de Julinho e a brincadeira acabou.

Minhas fitas estavam bem guardadas com uma grande amiga e agora as digitalizei.  A duração total é de quase 1 hora, mas vale a pena. A entrevista é muito engraçada e é um retrato colorido de tempos em branco e preto. Para conhecer ou lembrar.

Seguem os links divididos por partes:

http://www.4shared.com/mp3/RXpzDoQDce/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

http://www.4shared.com/mp3/m9g3pSb6ce/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

http://www.4shared.com/mp3/vCWmvkNBce/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

http://www.4shared.com/mp3/hJIQYM-Iba/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

http://www.4shared.com/mp3/IMepjVNOce/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

http://www.4shared.com/mp3/YqH7n2Izce/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

http://www.4shared.com/mp3/pouu2c5Jba/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

http://www.4shared.com/mp3/X1slDYMDba/Rdio_USP_1995_-_Julinho_da_Ade.html

P.S. Estou republicando esse post, pois o anterior estava com os links quebrados.

 

 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails