sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sexta-feira é dia de feira!

Adoro quando tem feriado às sextas-feiras, pois é dia de almoçar pastel na feira que armam atrás da rua de casa. Portanto, hoje é dia!

Há feiras em todos os outros dias da semana em outros locais, mas essa ocasião é especial, pois é uma sexta-feira (quem não gosta das sextas?), estou de folga em casa (maravilha!), é só atravessar a rua (beleza!) e o pastel daqui é uma delícia (o que você quer mais, hein?)!

Por falar em haver feiras todos os dias, sempre achei que era por isso que os dias se chamavam segunda-feira, terça-feira etc. Intrigava-me o fato de haver feiras aos sábados e domingos também, mas atribuia isso aos liberalismos do comércio.

Ledo engano! Aprendi no ótimo livro de etimologia Palavras e Origens, de Gabriel Perissé, que a palavra feira (essa do dia da semana) vem da palavra latina feria, que significa festa religiosa, portanto, uma herança da liturgia católica.

Uma vez tive que explicar os nomes dos dias da semana para um amigo americano e acabo de descobrir que expliquei-lhe tudo errado. Que vergonha! Só mesmo comendo um pastel para esquecer isso.

Já volto.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails