domingo, 4 de maio de 2014

O Álbum da Copa, com o perdão do cacófato

Durante minha caminhada matinal hoje, avistei uma aglomeração em frente a uma banca de jornais.

2014-05-04 10.29.57

Quando cheguei perto notei que o pessoal estava trocando figurinhas da Copa. Que febre isso! Até a minha mãe está colecionando (né, mãe?) Caminhei mais uns passos e cruzei com um senhor que me falou: “No meu tempo, a gente conseguia as figurinhas que faltavam era no bafo mesmo. Não tinha essa de trocar não…!”

Foi engraçado, mas trata-se de uma meia (outro cacófato…) verdade. Trocávamos também, mas havia essa competição pelas figurinhas no bafo. Havia figurinhas mais difíceis, que só eram colocadas na mesa segundo um critério de valores (1:2, 1:3 etc.) No entanto, o que era pra ser apenas uma competição baseada na habilidade de criar vácuo com a mão para virar a figurinha, aos poucos foi se tornando uma competição de malandragem, em que diversos truques ilícitos ajudavam ao mais “esperto”. Acho que por isso deixou de ter graça.

Nesses mesmos velhos tempos, em que as empresas que publicavam as figurinhas não eram obrigadas a disponibilizar avulsas as que faltaram para os colecionadores, havia figurinhas que eram mais difícies que as outras. Tinham até um carimbo (daí a origem da expressão “figurinha carimbada” para designar uma pessoa rara, especial.)

Eram tão difícies, que os álbuns podiam se dar ao luxo de oferecer prêmios para quem completasse determinadas páginas. Dentre os prêmios havia utensílios domésticos, tais como panelas, batedeiras etc. Não sei que gênio de marketing na época achou que isso estimularia as crianças, mas até que devia dar certo. Eu me lembro que queria muito ganhar um prêmio desses só para dar para a minha mãe.

Ou talvez para estimulá-la a me dar mais dinheiro para comprar figurinhas (né, mãe?)

3 comentários:

Marília disse...

Então era isso, né filho?
Ainda bem que hoje em dia eu não tenho que saber bater bafo, senão estava perdida...

Anônimo disse...

Larga do pé da Dona Marília.
Deixa ela curtir o álbum, pô!!!

Neste domingo manda um beijo meu para ela.

Abraços,

Ademir

Edison Junior disse...

Mandarei sim, meu amigo, obrigado! Mande um beijo pra D. Sida também! Abraços!

Related Posts with Thumbnails