terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço literário 2013

Copiando Aproveitando um post anual já tradicional do blog HCTZ - Here Comes the Zombie – da Manu, listo abaixo os livros lidos por mim durante o ano de 2013. Ao contrário dela, não pretendo comentar um por um. Se quiserem alguma consideração específica sobre algum deles, é só deixar um recado nos comentários.

Gostei da maior parte, claro, pois li a orelha antes de comprar. Foram 42 livros, sendo 20 sobre literatura em geral, 9 sobre música, 6 sobre depoimentos pessoais, 5 sobre história e 2 sobre esportes.

Houve época em que lia mais, acho que estou ficando mais seletivo. Ou talvez porque tenha lido bastante coisa na internet, o que ocupa o tempo do livro “normal”. De qualquer forma, o saldo foi positivo e já iniciei a minha pilha para 2014.

1 Vida Keith Richards
2 O jogo do anjo Carlos Ruiz Zafón
3 1992 Raí e André Plihal
4 Adoro problemas Michael Moore
5 Um olhar sobre a vida aos 80 anos Fernando Henrique Cardoso
6 O Afeganistão depois do Talibã Adriana Carranca
7 Dias de inferno na Síria Klester Cavalcanti
8 Traps - The drum wonder Mel Tormé
9 Memórias da II Guerra Mundial - vol. 1 e 2 Winston Churchill
10 Nêmesis Philip Roth
11 O prisioneiro do céu Carlos Ruiz Zafón
12 História das canções - Tom Jobim Wagner Homem
13 Os reis do Pacaembu Felipe de Queiroz
14 O último navio negreiro Erik Calonius
15 O livro da Psicologia vários
16 O príncipe da névoa Carlos Ruiz Zafón
17 O medo à liberdade Erich Fromm
18 Seu amigo esteve aqui Cristina Chacel
19 World of Gene Krupa Bruce H. Klauber
20 Inferno Dan Brown
21 Minhas histórias dos outros Zuenir Ventura
22 Maestros, obras primas & loucura Norman Lebrecht
23 O livro de ouro da MPB Ricardo Cravo Albin
24 A vida sexual dos ídolos de Hollywood Nigel Cawthorne
25 Os pilares da Terra - vol. 1 e 2 Ken Follett
26 A capital da solidão Roberto Pompeu de Toledo
27 A conspiração Franciscana John Sack
28 Guia politicamente incorreto da história do mundo Leandro Narloch
29 Fahrenheit 451 Ray Bradbury
30 México Erico Veríssimo
31 Memórias de um Engenheiro da Cerâmica São Caetano Uranes Pires dos Santos
32 Brasil - vol. 1 e 2 Errol Lincoln Uys
33 A volta de Ami desconhecido
34 Todo aquele Jazz Geoff Dyer
35 Sete dias sem fim Jonathan Tropper
36 Mundo sem fim Ken Follett
37 Manhã de domingo Cylon Rosa Neto
38 105 dias Gisela Waetge
39 Morte súbita J.K. Rowling
40 Madame Bovary Gustave Flaubert
41 Jeep Márcio Antônio Sonnewend
42 Jazz ladies Stéphane Koechlin

Boas leituras para vocês em 2014!

5 comentários:

Emmanuella disse...

Olha, lemos um igual (Inferno), haha. Alguns dos livros que você citou do Zafón eu tenho quase certeza de que temos aqui em casa (estando, portanto, na infindável lista de espera).

E sobre a quantidade de livros lidos, estava conversando sobre isso com a minha mãe ainda hoje. Acho que a quantidade não importa tanto, no fim. Primeiro, porque temos que levar em consideração a grossura do livro. E, segundo, às vezes o livro é pequeno, mas complicado, levando um pouco mais de tempo. Eu leio, em média, 50 livros por ano, mais ou menos levando em consideração isso que eu mencionei. O importante é ler e absorver, não só passar o olhos pelos livros e fazer volume na listinha :)

Ótimas leituras pra nós no ano que vem!

Edison Junior disse...

E justamente esse, Inferno, foi um dos que menos gostei. Muito Dan Brown demais, se é que me entende. É legal pela pesquisa que ele faz, história e tal, mas a fórmula dele já tá bem batida.
Leia Zafon, é muito legal, cheio de mistérios, acho que você vai gostar.

Marcello disse...

Edison !!!!

Feliz 2014 !!!!

Depois de um inverno que durou anos, estou de volta ao blog e até querendo escrever no Musicólatras.

Sua lista é muito boa, a biografia do krupa é legal?

Você chegou a ler A Elegância do Ouriço?? E se sim, já viu o filme???

Grande abraço e espero lê-lo mais vezes.

Edison Junior disse...

Li sim, Marcello! É muito bom mesmo, mas ainda não vi o filme, é bom?
Mas bom mesmo é vê-lo de volta! Grande abraço e feliz 2014!

Edison Junior disse...

Em tempo, a biografia do Krupa é bem legal sim. Escrita de uma forma não exatamente cronológica e apoiada em entrevistas e reportagens.

Related Posts with Thumbnails