sábado, 17 de agosto de 2013

Rua Visconde de Parnaíba, Brás, São Paulo

No início da semana fui dar uma volta em São Paulo e, de improviso, fui ao Museu da Imigração em busca de minhas origens teutônicas. Dei com os burros n’água, o prédio está em reforma até 2014.

2013-08-16 - Museu da Imigração

Mas nem tudo foi perdido. No início da rua em que se localiza o museu, a Rua Visconde de Parnaíba, existem casinhas típicas do início do período de industrialização em São Paulo. Como as ruas eram muito fedidas e atemorizavam as pessoas recém chegadas do interior para trabalhar na cidade, as casas eram construídas alinhadas com as calçadas, deixando um espaço no fundo para uma horta ou pomar. Essa tendência se manteve até a década de 1930 e muitos exemplares podem ser vistos até hoje também no bairro do Ipiranga.

2013-08-16 - R. Visconde de Parnaíba 04

Aliás, a Rua Visconde do Parnaíbe exibe uma vocação interessante para lojas de intrumentos musicais e luthiers.

2013-08-16 - R. Visconde de Parnaíba 03

Essa é uma travessa sem saída, muito bem cuidadinha.

2013-08-16 - R. Visconde de Parnaíba 02

Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de ainda haver trilhos de bonde no pavimento.

2013-08-16 - R. Visconde de Parnaíba 01

Ano que vem eu volto lá.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails