quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sabonete Mad

Me lembro bem de quando eu era moleque, quando lançaram a versão brasileira da Revista Mad. Para quem não sabe ou não se lembra, a Mad Magazine é uma publicação americana dedicada ao besteirol puro e irreverência total. Seu personagem símbolo era o Alfred E. Neuman, esse banguelinha aí da foto.

mad-magazine

A revista vinha com várias seções fixas, a maior parte muito engraçadas mesmo, pelo menos visto do alto dos meus 12/13 anos. Mas tem um artigo em especial de que me lembro quase sempre que tomo banho. Era uma seção que se propunha a denunciar os segredos da indústria capitalista, ou algo parecido.

Algumas dessas denúncias, como essa do sabonete que vou contar, tenho cá minhas dúvidas se não são verdadeiras mesmo. Dizia-se que o sabonete, todos eles, independentemente da marca, tem a seguinte composição básica, mas que não conseguimos perceber a olho nu – imagine que a figura abaixo é um sabonete cortado com uma faca:

image

A camada externa e o miolo são compostas por um produto mais duro, mais resistente à ação da água. Já a camada intermediária é feita de um material que se dissolve mais facilmente. Isto é, olhando menos criticamente, é tudo um sabonete só, com o mesmo cheiro e tal. A grande diferença está no comportamento dele ao longo dos nossos banhos!

Assim que tomamos o primeiro ou segundo banho com ele, a camada externa se acaba e começamos a usar a parte mais mole, por assim dizer. Embora seja muito mais espessa, não dura mais que outros dois ou três banhos, pode reparar. Aí chegamos na parte central que demora a se acabar, mas é tão chato de usar que acabamos jogando fora e pegando outro na embalagem.

Esse é o grande truque da indústria de cosméticos para vender mais sabonetes!

Você pode até duvidar disso, mas eu duvido que você não comece a prestar atenção ao seu sabonete daqui por diante.

Um comentário:

Emmanuella disse...

Vish, e é verdade mesmo. Tem uma marca em particular que vira uma massa tão pastosa que não dá nem pra juntar com outros restos e fazer um sabonete "novo", ahahahhahah

E eu fazia coleção da MAD! Ainda devo ter algumas, mas já tem alguns anos que não compro mais... Já lançaram "a última edição!" tantas vezes que cansei, hahaha

Related Posts with Thumbnails