quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O jazz na ilha deserta

Na linha da velha proposição “quais os 10 álbuns de jazz que você levaria para uma ilha deserta?”, minha escolha seria (em ordem alfabética):


BENNY GOODMAN – Carnegie Hall The Complete Concert - O concerto dado em 1938, no Carnegie Hall, em Nova York, com clássicos da Era do Swing mais um apanhado da época anterior. Pela primeira vez o jazz se apresentou em uma casa de concertos.

J - Benny Goodman


BUDDY RICH – Big Swing Face – Gravado ao vivo, mostra toda a energia e técnica do baterista, acompanhado por uma excelente banda e um repertório fantástico.

J  -Buddy Rich


DAVE BRUBECK – Take Five - O famoso quarteto de Dave Brubeck no seu álbum mais notável.

J - Dave Brubeck


ELLA FITZGERALD – The Cole Porter Song Book vols. 1 e 2 – Uma das maiores vozes do jazz interpretando um dos maiores compositores americanos, Cole Porter.

J - Ella Fitzgerald


JIM HALL - Live! – Um trio de guitarra (Jim Hall), baixo e bateria, arrasando alguns temas clássicos do jazz em um ambiente intimista de casa noturna.

J - 014


MICHEL PETRUCCIANI – Trio in Tokio – Esse álbum é uma paixão recente minha. Músicos fantásticos, repertório idem. Vale conferir. Você pode ouvi-lo inteiro no podcast CJUB (clique no link embaixo da capa do CD)

J - Michel Petrucciani




NAT ‘KING’ COLE – After Midnight – Esse é outro álbum clássico. Meu pai o tinha em LP e foi uma das minhas primeiras audições de jazz. Ouvi quase até furar.

J - Nat King Cole


OSCAR PETERSON – The Oscar Peterson Big 6 – Gravado ao vivo no Festival de Montreux, em 1975, o sexteto é composto por Joe Pass (guitarra), Toots Thielmans (harmônica), Milt Jackson (vibrafone), Niels Henning Oersted Pedersen (baixo), Louis Bellson (bat) e, naturalmente, Oscar Petrson (piano).

J - Oscar Peterson Big 6


OSCAR PETERSON – Exclusively for my Friends – um box com 4 CDs, cujas músicas foram compiladas de uma série de LPs gravados na Alemanha. Uma aula de piano, tanto solo quanto em trio.

J - Oscar Peterson Excl


LESTER YOUNG & TEDDY WILSON – Pres and Teddy – O saxofonista Lester Young encontra o quarteto de Teddy Wilson e tocam um repertório delicioso. A versão de All of Me, na minha opinião, é definitiva, irretocável.

J - Pres and Teddy


Esses são os meus, e você, quais levaria?

2 comentários:

mara* disse...

Somente dez? Vá lá.

1 - Billie Holiday e Lester Young
The Complete Billie Holiday and Lester Young 1937-1946

2 - Charles Mingus
The Black Saint and the Sinner Lady (1963)

3 - Chet Baker
Chet Baker Sings (1956)

4 - Art Blakey and The Jazz Messengers
Moanin' (1958)

5 - Dave Brubeck (born 1920) Quartet
Time Out (1959)

6 – Miles Davis
Kind of Blue (1959)

7 - Gerry Mulligan
Meets Ben Webster (1959)

8 – Alberta Hunter
Amtrak Blues (1978)

9 – Cannonball Adderley com Miles Davis
Somethin' Else (1958)

10 – Ithamara Koorax
Sings the Luiz Bonfa Songbook (1996)

Edison Junior disse...

O da Billie Holiday e Lester Young, bem como o Kind of Blues, do Miles, provavelmente estariam na minha lista de 20 álbuns.

Related Posts with Thumbnails