quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Encurtando uma longa história

Li recentemente no livro “As sete maiores descobertas da história”, de David e Arnold Brody, uma condensação da história do universo e do homem, como se ela houvesse ocorrido em um período de um único ano. Ou seja, todos os 15 bilhões de anos da existência do Universo distribuidos de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

Partindo-se do princípio que o Big Bang (ou o Grande Pum Divino) ocorreu às 0h00 do dia 1º de janeiro, os primeiros humanos só teriam surgido no dia 31 de dezembro e mesmo assim só lá pelas 10h30 da noite. Mas não queimemos as etapas, vamos por partes e de forma gráfica, para visualizar melhor:

Ano

Detalhemos mais o mês de dezembro:

Dezembro

E agora, veja o que acontece hora a hora em 31 de dezembro:

Dia 31

Assim fica mais fácil de entender quando a gente fala em milhões ou milhares de anos com relação ao período de existência do homem. E dá para ver há quão pouco tempo estamos por aqui.

Para encerrar, por coincidência, hoje eu vi esse vídeo na internet. Trata-se de uma colagem muito legal de fotos feitas por um estudante de 19 anos, Joe Bush, para um trabalho escolar.

P.S. Me passaram esse vídeo, gravado de um programa do History Channel: A História do Mundo em 2 horas.

2 comentários:

mara* disse...

Uma outra leitura gostosa: História da Riqueza do Homem de Leo Huberman. E interessante, para quem quer saber como o homem foi se transformando em um consumista desde os homens das cavernas, passando pelo feudalismo até chegar no capitalismo.

Edison Junior disse...

Conheço esse, é muito bom mesmo.

Related Posts with Thumbnails