terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Stand by

Estava conversando com um amigo sobre conservação de energia em geral, quando surgiu no assunto o stand by. Para quem não sabe “stand by” é o estado de letargia no qual ficam os equipamentos eletrônicos enquanto não os estamos utilizando. Esses equipamentos em geral são aqueles que funcionam por controle remoto e/ou têm uma luzinha permanentemente acesa e/ou um reloginho. Quase tudo é assim, televisão, DVD player, forno de microondas, computador, impressora, telefone sem fio etc.

Por causa disso, todos gastam energia mesmo se estiverem “desligados”. Gastam muito menos do que se estivessem ligados, é claro, mas gastam. Veja na tabela abaixo alguns exemplos de consumo (médio) por equipamento (desligado, nunca é demais lembrar):

Equipamentos de som: 2 W
DVD: 4 W
Rádio relógio: 2 W
Portão eletrônico: 3 W
Microondas: 3 W
Computador: 2 W
Impressora: 5 W
Aparelho da TV a cabo: 12 W
Vídeo game: 2 W
Secretária Eletrônica: 3 W
Telefone sem fio: 3 W
Televisão: 5 W
Video cassete: 3 W
(fonte: http://www.espacoacademico.com.br/005/05mendes.htm)

Ou seja, se você tiver na sua sala um conjunto composto por TV, DVD e TV a cabo, eles gastarão juntos 21 W. Digamos que você use tudo isso durante 8 horas por dia (procure ler mais), teremos 16 horas ociosas do conjunto apenas gastando energia. Quanto dá isso? 21 W x 16 h x 30 dias x R$ 0,30/kWh = R$ 3,00 + impostos por mês. Pode não parecer muito, mas some todos os gadgets eletrônicos de sua casa e dá pra salvar uns 10% da sua conta. É muito mais do que economizamos com o Horário de Verão, por exemplo. Sem contar os benefícios para o sistema energético do país como um todo.  Idem com relação ao meio ambiente.

hama-brennenstuhl-tv-standby-killerVoltando à conversa com o meu amigo, comentei que à noite procuro desligar da tomada a TV e seus periféricos, mas nem sempre me lembro de fazer isso e nem tenho saco pra fazer isso pela casa toda. Daí veio a ideia “por que não inventar um aparelho que desligue todo o conjunto após um período de tempo sem uso?” Algo que identifique que o sistema está com baixa corrente e simplesmente corte-a após um tempo pre-determinado. Quando quisermos usar novamente é só apertar um botão qualquer no aparelho e pronto! Até pensei em um nome, o “Stan By Killer”!

Pena que as minhas (poucas) boas ideias sempre cheguem com algum atraso. Fui olhar na internet e descobri que esse produto já existe e exatamente com o nome de Stan By Killer. Frustrante. Mais frustrante ainda é não entender por que ainda não lançaram no Brasil.

Tem alguém com espírito empreendedor por aí?

Um comentário:

Emmanuella disse...

Espírito empreendedor até nem tanto, mas a gente desliga tudo na tomada, aqui, hahhaha

É que na verdade aqui em RV tem muita oscilação de energia, então pra perder equipamentos eletrônicos não precisa muito. Por isso fica tudo fora da tomada. Mas pelo menos a gente não gasta mais do que precisa! hahah

Related Posts with Thumbnails