sábado, 30 de julho de 2011

Pinacoteca e Parque da Luz

2011-07-20 Pinacoteca 012011-07-20 Pinacoteca 03

Outro passeio que vale a pena em São Paulo, e que refiz nas minhas (já) saudosas férias, é a Pinacoteca do Estado. A centenária edificação, que acompanhou durante a sua existência a transformação da provinciana São Paulo em metrópole, abriga um dos acervos artísticos mais importantes do Brasil.

Atualmente leva as exposições de Arcangelo Ianelli e Sérvulo Esmeraldo, além de seu acervo permanente, cheio de Anitas, Almeidas, Volpis, Portinaris e outros (o acervo completo pode ser visto aqui). Pena que nem todos estejam expostos ao mesmo tempo. O próprio prédio em que fica o museu é uma atração a parte. Muito interessante também é observar os trabalhos de restauração das obras de arte que são feitos ali mesmo, num laboratório com cara de ficção científica.

Ao lado do museu (nos fundos?), há o Parque da Luz. Construído no final do século XVIII, é o primeiro parque público de São Paulo. Está muito bem cuidado e é frequentado por pessoas fazendo caminhadas, aposentados e algumas tristes prostitutas de bizarro aspecto.

2011-07-20 Parque da Luz 022011-07-20 Parque da Luz 03

Se você tiver mais tempo, recomendo também uma visita ao Museu da Lingua Portuguesa e à Estação Julio Prestes, dos quais já falamos em outro post por aqui, que ficam ao lado da Pinacoteca.

2011-07-20 Estação Julio Prestes 02

Bom passeio!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Se for pra mim, diz que não estou!

Edison - 0160 - Diz que não estou!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Filmaços!

Listas são invariavelmente polêmicas. Tenha ela critério técnico ou seja baseada puramente em gosto pessoal, certamente alguém dará um pitaco. Eu gosto de listas, principalmente aquelas que não têm a pretensão de serem absolutas. Como é o caso dessa minha lista de filmes. Gosto de muitos outros filmes além desses aí embaixo, é claro, mas esses são os que eu levaria para uma ilha deserta, desde que lá houvesse energia elétrica, uma televisão e um aparelho de DVD. E pipoca.

Eles estão aí porque… porque gosto deles… porque são bons filmes… porque me causaram impacto… porque me divertiram muito… porque me fizeram pensar… porque não me importaria de assistir-los novamente… enfim, porque marcaram-me de alguma forma.

Sem mais, divirtam-se com a minha lista de filmes. Não estão necessariamente por ordem de preferência.

Filme - O Poderoso ChefãoFilme - MagnoliaFilme - A Escolha de SofiaFilme - Forest GumpFilme - Butch CassidyFilme - Golpe de MestreFilme - Carruagens de FogoFilme - M.A.S.H.Filme - Os eleitosFilme - Jogo MortalFilme - Os OutrosFilme - A Primeira Noite de Um HomemFilme - Advogado do diaboFilme - O Sexto SentidoFilme - Apollo 13Filme - Os suspeitos

Aguardo seu pitaco.

Nota: torço para qualquer dia ver esses filmes resenhados pelo meu amigo Bruno Tasca, do blog Luz, Câmera, Redação!. Aliás, se você gosta de cinema recomendo uma visita ao blog dele. O cara manda muito bem, as resenhas são ótimas e a gente sempre descobre alguma coisa nova no filme que não havia percebido antes.

domingo, 24 de julho de 2011

Bolo politicamente correto

Edison - 0159 - Bolo politicamente incorreto

sábado, 23 de julho de 2011

Todos os olhos–Tom Zé

Em 1973, época brava da Ditadura, era difícil passar até as coisas mais inocentes pela censura. Porém, é como dizem, barram-se as formiguinhas mas o elefante passa. O LP Todos os Olhos, do genial compositor Tom Zé, foi lançado com a seguinte capa.
Todos os olhos

Sim, o olho é isso mesmo o que parece, acrescido de uma bolinha de gude judiciosamente encaixada. Isso é que é deboche!

A música Augusta, Angélica e Consolação é parte do repertório do mencionado LP.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Que pilulão!

Edison - 0157 - Que remédio grande!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sãobernardohenge

O título estranho desse post remete ao fenômeno novaiorquinho conhecido como Manhattanhenge – cujo nome, por sua vez, é um jogo de palavras com o monumento pré-histórico inglês Stonehenge. Em 13 de julho último, como ocorre anualmente, o alinhamento do sol com o reticulado das ruas de Manhattan promove ótimas fotografias do por do sol. Nessas ocasiões, centenas de pessoas vão às ruas com suas câmeras.

Manhattanhenge

As ruas de São Bernardo não são alinhadas uniformemente como as de Nova York, portanto é muito mais fácil que isso ocorra várias vezes ao ano, a diferença é que cada dia é em uma rua diferente. Eu mesmo já presenciei várias vezes. É bonito de ver, mas péssimo para dirigir. Por coincidência, na mesma semana em que li a notícia de Nova York, ocorreu o fenômeno em minha própria rua. Com vocês o Sãobernardohenge!

2011-07-15 - Por do sol na Imperador

Como dizia um conhecido meu, tirar fotos bonitas do por ou nascer do sol não vale, é muito fácil.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Matador paraguaio

Essa tirinha foi desenhada antes do jogo de domingo último e seus famosos quatro pênaltis perdidos. Ficou meio fora de timing, mas é bonitinha.

Edison - 0158 - Paraguaio

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pátio do Colégio

- Professora, ontem eu fui na escola onde São Paulo foi fundada! – disse eu há quase 50 anos para a minha professora, contando a visita que fizera no dia anterior ao Pátio do Colégio – Vi o osso da perna do padre Anchieta! – completei ainda impressionado com aquele pedaço de fêmur de 400 anos de idade.

Curiosamente, poucos dias depois tivemos uma prova e uma das questões versava justamente sobre os fundadores da Cidade de São Paulo. Não é que me deu branco? Coloquei o padre Manoel da Nóbrega no papel e não me lembrava do outro padre. Pensei, pensei, e nada. A professora, vendo meu desespero, olhou para a minha prova e cochichou: – Você viu o osso dele outro dia. Com uma dica dessa não havia como errar. Foi a primeira e única vez que um professor me passou cola durante uma prova.

Aproveitando as férias, na semana passada voltei ao Pátio do Colégio para revisitá-lo. Não me lembro como era da primeira vez em que estive lá, mas achei muito bem conservado e organizado. Pode-se visitar o museu Anchieta, com 2011-07-12 - Pátio do Colégiopeças de arte sacra, a cripta no sub-solo, com objetos indígenas, e a biblioteca, muito bem instalada e cuidada. O que eu gostei mais foi de uma maquete representando a topografia do planalto no início da cidade. Enfim, um passeio que vale a pena para todo paulistano que se preze. Se preferir, visite o site – clique aqui.

Mas onde estaria o fêmur do Padre Anchieta, a única coisa de que me lembrava? Continua lá! Só que numa sala dentro da igreja, junto com o manto que ele usava. Dessa vez, salvo um leve sentimento nostálgico ao lembrar-me da professora, não fiquei tão impressionado.

Outra coisa de que me lembrei é que não foram apenas Anchieta e Nóbrega que fundaram a cidade. Havia também o padre Afonso Brás, que na verdade foi quem construiu o colégio e a igreja original. Enquanto isso, os dois primeiros só rezavam e catequisavam. Em que pese seu nome batizar pelo menos uma rua e um importante bairro da cidade, pouco se ouve falar dele, pouca gente sabe quem é. Triste sina de quem constroi.

sábado, 16 de julho de 2011

Sensível melhora

Edison - 0156 - Remédio para o joelho

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O fuso horário em Samoa causa confusão

Fusos horários

Lidar com fusos horários sempre deu confusão, com o perdão do trocadilho fácil.

Devido ao movimento de rotação da terra, os países localizados mais à direita no mapa-mundi vêm o sol nascer antes dos da esquerda, ou leste e oeste, respectivamente, se assim o culto leitor o preferir. Cada um está em um momento do dia diferente. No final do século XIX, convencionou-se mundialmente a divisão do mapa em 24 faixas “verticais”, cada uma representando 1 hora do dia, de modo a facilitar as referências mútuas entre países – o comércio, leia-se.

E por mais que se saiba do mecanismo de funcionamento dos fusos, eles são sempre motivo de confusões. A mais célebre delas vem do clássico de Julio Verne, A Volta ao Mundo em 80 Dias, em que o intrépido Phileas Fogg chegou de sua longa viagem acreditando haver perdido a aposta, pois levou 81 dias para retornar à sua casa e não os 80 a que se propusera. Porém, como ele deu a volta ao mundo no sentido leste, na verdade ele “ganhou” um dia em relação a quem estava estático nos clubes de Londres.

Para não ir muito longe, quem é que nunca se confunde quando o fuso é mudado artificialmente nas mudanças de horários no verão?

Agora imagina para quem mora nas extremidades do mapa acima, a chamada Linha Internacional de Data. Há entre os que estão de um lado e de outro UM dia inteiro de diferença! É o caso das ilhas Samoa – vide mapa abaixo – que em todos os anos é a última a celebrar o reveillon.

Fusos horários - Samoa

Em termos práticos, Samoa tem seus principais negócios feitos com a Austrália e a Nova Zelândia, a poucas horas de viagem, porém um dia adiantadas. Enquanto ainda é sexta-feira em Samoa, na Austrália já é sábado. Quando é segunda-feira na Nova Zelândia, ainda é domingo em Samoa. Péssimo para os negócios, não?

Pensando nisso, o primeiro ministro de Samoa, Tuilaepa Sailele, quer puxar a Linha Internacional de Data um pouquinho mais para leste e passar a pertencer pelo menos ao mesmo dia de Austrália e Nova Zelândia. Assim é que, se for concretizado o plano, o dia 31 de dezembro não existirá esse ano em Samoa. Eles passarão do dia 30 de dezembro de 2011 direto para 1º de janeiro de 2012 (clique aqui para ler a notícia).

O comércio de Samoa ficará numa boa, mas quem não está gostando muito disso são os religiosos locais, que passarão a rezar as missas dos domingo aos sábados (fará diferença para Deus?). Outro problema é que são duas ilhas. A do oeste está sob soberania americana e passará a ficar a um dia de distância em relação aos EUA.

Eu achei legal a medida e já reservei minha passagem para comemorar o reveillon em Samoa. Como o dia eliminado é justo o dia do meu aniversário, será como se eu rejuvenescesse um ano. E viajarei no sentido leste, pois não quero perder nem único um dia desse ano extra.

Correção em 30/12/2011: o dia pulado em Samoa foi 30/12, ou seja, hoje. Portanto, vou cancelar minha viagem para lá.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Foi você?

Edison - 0155 - Você peidou!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Segurança relativa

Via AnchietaA Via Anchieta é uma das mais importantes rodovias da excelente malha viária paulista, principalmente pela sua contribuição histórica na ligação entre São Paulo e o porto de Santos e daí com o resto do mundo. Existem hoje alternativas importantes para fazer essa ligação, mas ainda é grande o volume de tráfego de carros, caminhões e ônibus.

E é sobre os ônibus que eu queria falar, pois hoje tive a oportunidade de fazer o trajeto de São Paulo a São Bernardo num. Além dos ônibus de viagem propriamente ditos, circulam também os interurbanos que transportam milhares de passageiros entre a capital e as demais cidades do ABC. Esses ônibus não dispõem de equipamentos de segurança adequados para andar em estradas – na verdade nem em cidades - sem mencionar as pessoas que viajam de pé, como eu hoje, um absurdo dos absurdos.

Agora, experimenta andar de carro sem cinto de segurança para ver a multa que você toma.


P.S. Sou totalmente favorável à utilização do cinto de segurança – uso-o desde antes de se tornar obrigatório.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pesquisas importantes revelam…

Edison - 0154 - Pesquisas

Tirinha baseada em uma parecida que vi no ótimo blog Dosis Diárias (clique aqui), de Alberto Montt.

Lipoaspiração

Recebi essa mensagem hoje por e-mail. Não sei se o texto é realmente de Herbert Vianna como diz, mas vale a leitura.

Herbert Viana

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Beijo roubado

Edison - 0152 - Beijo roubado

terça-feira, 5 de julho de 2011

Chico Hamburger

Chico HamburgerPara comemorar uma data especial ontem, fomos ao Chico Hamburger. Pode parecer estranho ir a uma lanchonete para celebrar algo, mas trata-se de uma lanchonete especial. Foi fundada em 1963, segundo o site deles, mas atesto sua existência pelo menos desde 1967, quando fui lá pela primeira vez no alto dos meus 10 anos. Aliás, era um programa semanal quase obrigatório tomar um lanche no Chico. O layout da lanchonete mudou bastante desde então, mas não mudou de endereço (Av. Ibirapuera, 1753), nem o sabor do lanche.

Fieis leitores que ainda não conhecem o lugar, recomendo! Se você está acostumado a comer o tal “doishamburgueresalfacequeijomolhoespecialcebolapiclesnumpãocomgergelim”, prepare-se para uma experiência transcendental! O pão é delicioso, crocante, sem gergelim. O queijo não é de plástico, é de verdade! A carne, bem, a carne… não tenho palavras para descrever a carne, o sabor muda conforme você vai avançando pelo sanduíche, vai ficando cada vez melhor, não é aquela coisa homogeneizada em que você não sabe onde termina a carne e começa o queijo. E a maionese? Asseguro-lhe que você jamais comeu nada igual, amarelinha, saborosa, dá vontade de comer às colheiradas (coisa que não fiz, claro). E, fechando com chave de ouro: não tem picles nem molho agridoce.

Para completar essas delícias, uma porção de fritas e um, prepare-se, milk shake de flocos! Cometemos uma verdadeira esbórnia gastronômica, coisa para se fazer só de vez em quando, mas valeu a pena.

Existem outras lanchonetes em São Paulo que ainda praticam a arte do sanduíche de verdade mas, pelo que tenho visto, nenhuma chega perto do Chico Hamburger em todos os quesitos.

Na saída comentei com o garçom que nos atendeu que fazia mais de 40 anos que eu conhecia o Chico Hamburger. A resposta dele me não supreeendeu: “mais da metade dos nossos clientes falam a mesma coisa, que vêm aqui há 20 ou 30 anos”. Legal, né?

Nota: o Sítio do Junior não recebeu nenhum jabá pela propaganda…

domingo, 3 de julho de 2011

Dor de cotovelo

Há algumas semanas venho sentindo uma dorzinha chata no cotovelo esquerdo. Fui ao meu ortopedista e ele me garantiu que é o chamado “cotovelo de tenista”. Detalhe: eu sou destro, quando jogava tênis eu o fazia o braço direito. Na mesma hora lembrei-me das palavras do meu velho pai: “vai jogar mal assim na puta que o pariu!”

Edison - 0153 - Dor de cotovelo

sábado, 2 de julho de 2011

Reciprocidade

Edison - 0151 - De madrugada no banheiro

Levantando de madrugada para ir ao banheiro…

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um julho diferente, segundo dizem…

Recebi um e-mail (apócrifo) com a seguinte curiosidade: o um mês de julho de 2011 tem 5 sextas-feiras, 5 sábado e 5 domingos! Segundo o dito e-mail esse fenômeno ocorre apenas uma vez a cada 823 anos e isso configura um ano conhecido como ‘money bag’ e traz muita sorte e dinheiro a todo mundo. Que bom!

Julho2011

Bom, eu não sou supersticioso, sou até chato quanto a isso. Olhei bem para o calendário e pensei: será que só a cada 823 anos o mês de julho começa numa sexta-feira? Fui conferir. E descobri que em 2005 já foi assim e assim será em 2016. Isso é que dá acreditar em qualquer bobagem que chega por e-mail.

Mas, se não vai trazer dinheiro, pelo menos não pode ser ruim um mês com apenas 4 segundas-feiras. Putz! Acabo de perceber que escolhi o mês errado para tirar férias…

Related Posts with Thumbnails