sábado, 30 de julho de 2011

Pinacoteca e Parque da Luz

2011-07-20 Pinacoteca 012011-07-20 Pinacoteca 03

Outro passeio que vale a pena em São Paulo, e que refiz nas minhas (já) saudosas férias, é a Pinacoteca do Estado. A centenária edificação, que acompanhou durante a sua existência a transformação da provinciana São Paulo em metrópole, abriga um dos acervos artísticos mais importantes do Brasil.

Atualmente leva as exposições de Arcangelo Ianelli e Sérvulo Esmeraldo, além de seu acervo permanente, cheio de Anitas, Almeidas, Volpis, Portinaris e outros (o acervo completo pode ser visto aqui). Pena que nem todos estejam expostos ao mesmo tempo. O próprio prédio em que fica o museu é uma atração a parte. Muito interessante também é observar os trabalhos de restauração das obras de arte que são feitos ali mesmo, num laboratório com cara de ficção científica.

Ao lado do museu (nos fundos?), há o Parque da Luz. Construído no final do século XVIII, é o primeiro parque público de São Paulo. Está muito bem cuidado e é frequentado por pessoas fazendo caminhadas, aposentados e algumas tristes prostitutas de bizarro aspecto.

2011-07-20 Parque da Luz 022011-07-20 Parque da Luz 03

Se você tiver mais tempo, recomendo também uma visita ao Museu da Lingua Portuguesa e à Estação Julio Prestes, dos quais já falamos em outro post por aqui, que ficam ao lado da Pinacoteca.

2011-07-20 Estação Julio Prestes 02

Bom passeio!

2 comentários:

Mário Júnior disse...

Belo passeio. Bela arquitetura. Que "inveja" de quem vive em cidades com esse tipo de alternativa cultural... aqui em Maceió tem nada disso. :(

Mário Júnior disse...

Vou usar seu "Almanaque das Copas" como postagem no modo conta gotas. Uma página por dia. :)

Related Posts with Thumbnails