quinta-feira, 14 de julho de 2011

O fuso horário em Samoa causa confusão

Fusos horários

Lidar com fusos horários sempre deu confusão, com o perdão do trocadilho fácil.

Devido ao movimento de rotação da terra, os países localizados mais à direita no mapa-mundi vêm o sol nascer antes dos da esquerda, ou leste e oeste, respectivamente, se assim o culto leitor o preferir. Cada um está em um momento do dia diferente. No final do século XIX, convencionou-se mundialmente a divisão do mapa em 24 faixas “verticais”, cada uma representando 1 hora do dia, de modo a facilitar as referências mútuas entre países – o comércio, leia-se.

E por mais que se saiba do mecanismo de funcionamento dos fusos, eles são sempre motivo de confusões. A mais célebre delas vem do clássico de Julio Verne, A Volta ao Mundo em 80 Dias, em que o intrépido Phileas Fogg chegou de sua longa viagem acreditando haver perdido a aposta, pois levou 81 dias para retornar à sua casa e não os 80 a que se propusera. Porém, como ele deu a volta ao mundo no sentido leste, na verdade ele “ganhou” um dia em relação a quem estava estático nos clubes de Londres.

Para não ir muito longe, quem é que nunca se confunde quando o fuso é mudado artificialmente nas mudanças de horários no verão?

Agora imagina para quem mora nas extremidades do mapa acima, a chamada Linha Internacional de Data. Há entre os que estão de um lado e de outro UM dia inteiro de diferença! É o caso das ilhas Samoa – vide mapa abaixo – que em todos os anos é a última a celebrar o reveillon.

Fusos horários - Samoa

Em termos práticos, Samoa tem seus principais negócios feitos com a Austrália e a Nova Zelândia, a poucas horas de viagem, porém um dia adiantadas. Enquanto ainda é sexta-feira em Samoa, na Austrália já é sábado. Quando é segunda-feira na Nova Zelândia, ainda é domingo em Samoa. Péssimo para os negócios, não?

Pensando nisso, o primeiro ministro de Samoa, Tuilaepa Sailele, quer puxar a Linha Internacional de Data um pouquinho mais para leste e passar a pertencer pelo menos ao mesmo dia de Austrália e Nova Zelândia. Assim é que, se for concretizado o plano, o dia 31 de dezembro não existirá esse ano em Samoa. Eles passarão do dia 30 de dezembro de 2011 direto para 1º de janeiro de 2012 (clique aqui para ler a notícia).

O comércio de Samoa ficará numa boa, mas quem não está gostando muito disso são os religiosos locais, que passarão a rezar as missas dos domingo aos sábados (fará diferença para Deus?). Outro problema é que são duas ilhas. A do oeste está sob soberania americana e passará a ficar a um dia de distância em relação aos EUA.

Eu achei legal a medida e já reservei minha passagem para comemorar o reveillon em Samoa. Como o dia eliminado é justo o dia do meu aniversário, será como se eu rejuvenescesse um ano. E viajarei no sentido leste, pois não quero perder nem único um dia desse ano extra.

Correção em 30/12/2011: o dia pulado em Samoa foi 30/12, ou seja, hoje. Portanto, vou cancelar minha viagem para lá.

Um comentário:

Marília disse...

Olha aí a máquina do tempo!

Related Posts with Thumbnails