segunda-feira, 13 de junho de 2011

Golfadas nunca mais

Das muitas coisas que me irritam na cozinha, uma delas são as embalagens de tetrapack que insistem em liberar seu conteúdo às golfadas, o que faz com que parte do conteúdo acabe fora do copo.

Se isso irrita você também, saiba que seus problemas “se acabaram-se”. O IJPAS – Instituto Júnior de Pesquisa Aplicada Sênior – desenvolveu uma técnica realmente eficaz para contornar esse inconveniente.

Primeiro um pouco de teoria. Quando você entorna a caixa sobre o copo da maneira usual, a saída do líquido cria um vácuo no interior do recipiente. A Natureza detesta o vácuo e tenta preenchê-lo com o ar externo, porém o bocal está ocupado pelo líquido e o ar não consegue entrar facilmente. A “briga” entre o líquido (suco ou leite) e o gás (ar) cria uma turbulência no bocal com as consequências que bem conhecemos.

Situação normal

Daí vem o Ovo de Colombo. Experimente entornar a embalagem com o bocal voltado para cima. O ar entra livre para o interior da embalagem preenchendo o vácuo, deixando a Natureza mais contente e sua toalha mais seca.

Situação proposta

Com licença que agora preciso buscar soluções para as demais coisas que me irritam na cozinha…

Um comentário:

Mário Júnior disse...

A briga entre o líquido e o gasoso, né?

Uma postagem bem com cara de aula de física! :)

Apoiado!

PS: O trenó do Morumbi está sem freio! ^^

Related Posts with Thumbnails