domingo, 1 de agosto de 2010

O mono ou a mona?

Terminou ontem a exaustiva enquete que fiz entre os milhares e amados visitantes deste sítio. Queria saber de vocês se num incêndio em que se tivesse a chance de salvar uma única coisa, qual delas escolheria entre o último mico leão dourado e a Mona Lisa. O resultado foi:

1) Mico Leão: 7 mil votos
2) Mona Lisa: 7 mil votos

O pesquisador não é suposto gostar do resultado de sua pesquisa, mas me permito essa liberdade, uma vez que esse empate reflete exatamente a minha dúvida na mesma situação.

Imagino como teria sido o resultado se a escolha tivesse que ser feita entre essas outras opções:

  • mico leão x um calendário de borracharia
  • uma barata x mona lisa

Mona LisaIsso mudaria seu voto ou seus princípios?

Tergiverso, porém. A pesquisa era sobre o Mico Leão e a Mona Lisa. E nela me atenho agora.

O meu lado racional imediatamente apontou para a Mona Lisa, pois essa obra é uma inestimável criação do homem, nunca haverá outra igual.

Mico leãoPor outro lado, nessa mesma linha de raciocínio, o Mico Leão poderia ser visto como uma inestimável criação de Deus (ou produto da evolução, ou ambos, como queira) e também nunca mais haverá espécie igual. Porém, sempre pensando racionalmente, de que adiantaria salvar o último mico leão para a preservação da espécie? Chegaria ao fim da sua vida e a espécie seria extinta de qualquer forma. Falhou em seu processo evolutivo e terminou o prazo de validade. Assim como o de outras centenas de espécies só nesta semana.

Confesso, finalmente, a Mona Lisa seria o meu voto politicamente pra lá de incorreto.

É simples assim? Eu mesmo não sei. No calor desse hipotético incêndio, lá estariam a mona e o mono me encarando. Aquela com seu sorriso enigmático, aquele com seus olhinhos pretinhos, suplicantes… Acho que na hora H eu acabaria optando pelo meu semelhante.

Um comentário:

Daniel disse...

Não acho que seu voto foi politicamente incorreto. Existe tanta espécie que entra em extinção e a gente nem fica sabendo...rs.

abraço

Related Posts with Thumbnails