quarta-feira, 4 de agosto de 2010

É de graça!

Dicas para quem gosta de ler no computador (sei, não é pra qualquer um, também prefiro o livro) ou tem preguiça de ir à biblioteca, se é que você tem uma na sua cidade: os sites abaixo contêm um amplo acervo de obras da literatura, artes plásticas e documentos históricos. Muito bom para quem tem que fazer alguma pesquisa ou simplesmente tem curiosidade histórica.


Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br)

Obras da literatura mundial, mas brasileira e portuguesa principalmente, todas de domínio público, como o nome indica, podem ser baixadas “de grátis” neste site do Ministério da Educação. Além da obra completa de Machado de Assis, Fernando Pessoa e cia., pode-se achar imagens de obras de arte e baixar hinos (sei lá pra quê alguém ia querer baixar um hino, mas…). Tem coisa que não acaba mais lá, é só ter paciência para procurar.


Biblioteca da ONU (http://www.wdl.org/pt/)

Accuratissima Brasilia Reúne mapas, textos, fotografias, gravações e filmes de várias bibliotecas do planeta. Entre os documentos mais antigos há alguns códices  précolombianos e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562. Inclui, ainda, o Hyakumanto Darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história. Os ducumentos foram escaneados e incorporados em seu idioma original e traduzidos para o português.

2 comentários:

Daniel disse...

muito boa a dica Edison. E hoje em dia existem muitos blogs que disponibilizam livros inteiros em PDF..rs. Para quem gosta de ler no PC é uma boa. Eu prefiro o livro.

Abraço

Brandon Oak disse...

Valeu pela dica Ed!!!

Related Posts with Thumbnails