segunda-feira, 24 de maio de 2010

Julie & Julia

Julie & LuliaJulie & Julia é blog que virou livro que virou filme. É a história de Julie Powel, secretária em uma repartição pública em Nova Iorque, cansada de seu emprego modorrento, sem grandes perspectivas de vida pela frente e que tinha um maridão com um saco do tamanho de um bonde.

É ele quem lhe convence a começar um projeto e relatá-lo em um blog. O chamado Projeto Julie & Julia consistiu em preparar dentro de um prazo de 365 dias todas as 524 receitas de um livro chamado Mastering the Art of French Cooking, escrito por Julia Child na década de 60.

Ao contrário do que me acontece normalmente, gostei mais do filme que do livro. Embora não tenha todos os detalhes deste, o filme deu maior destaque à vida de Julia Child e os paralelos com a de Julie Powel. Isso pra não mencionar que o filme tem Meryl Streep, mas isso é outra história.

O que mais me atraiu não foram as várias receitas de rim e fígado que ali pululam, mas a história de um blog que despretensiosamente foi ganhando seguidores e no final todos torcendo para que ela completasse seu projeto.

Sim, porque todo blog, por mais desinteressante despretensioso que seja, sempre existe a possibilidade de que algum dia lhe venha acontecer o mesmo que com o de Julie Powel. A única diferença entre um blog despretensioso e outro não, é o quanto seu autor acredita nisso. E não vai aqui nenhuma crítica a quem almeja isso, cada um tem o seu objetivo (o meu está aqui). É apenas uma constatação.

6 comentários:

Daniel disse...

Eu não tive a oportunidade de ler o livro e ver o filme. Depois vou dar uma procurava no filme.

Sobre os blogs, eu acho que a maioria cria mesmo sem pretensões de nada e até mesmo sem gostar. Eu sempre detestei blog, achava um negocio muito chato, pq na minha visão isso não passava de um "diário" e portanto não enxergava outra finalidade para o blog. Quando criei o meu, nunca pensei que poderia durar 3 anos. Claro que mesmo sendo um blog sem maiores pretensões, é normal a gente melhorar o visual e passar a escrever de forma mais elaborada, é uma evolução constante.

O blog para alguns é meio de vida, para outros é um hobby e usamos ele para expor nossas ideias, compartilhar musica, dicas e etc. Você cria o seu mundo, por mais que exista milhões de blogs, o seu é único. Esse é o grande barato.

E claro apesar da gente escrever pq gosta, o grande combustivel (que incentiva) o blogueiro é o comentário, o feedback. Saber que outras pessoas estão lendo e compartilhando da mesma ideia é sensacional.

E vida longa ao "Sítio do Junior", pq o material que você disponibiliza aqui é de grande valor. E mesmo que não vire filme, mais quem sabe alguem não passa olha e oferece uma outra oportunidade, sou da seguinte opinião, "O que vier é lucro"..rs.

Abraço
Daniel

Abraço

Edison Junior disse...

Ah, mas eu já tive muito lucro com o sítio! Conheci um pessoal muito bacana, como você, meu amigo e colega musicólatra!
Abração!

Fernando J. Pimenta disse...

Fiquei interessado em ver esse filme e ler o livro também. Gosto muito do teu blogue, Júnior. Estou sempre me surpreendendo por aqui com coisas boas e variadas.

E como o amigo Daniel acima, eu também comecei meu blogue achando que era uma espécie de diário, e ao longo do tempo acabei escrevendo prosa, poesia, comentários sobre política internacional, psicologia humana, e, apesar de não passar de um diletante em todos esses assuntos, percebo que evoluí bastante na forma como concebo meu blogue, a mim mesmo, e o mundo.

Resumindo: não é preciso que eu seja "pop" para notar que o que eu faço, quase todos os dias, é de extrema importância pra mim. Um abraço!

Edison Junior disse...

Valeu, Fernando, é isso aí!

Daniel disse...

Edison muito obrigado, fique sabendo que penso da mesma forma em relação a você.

O blog ajuda e muito na formação de novas amizades, mesmo que a distância. E isso não tem preço.

Também concordo com o Fernando. O blog estimula e muito a vontade de aprender, até pq estamos sempre pesquisando e conhecendo novidades, dentro do assunto que tratamos no blog principalmente. Depois que comecei o blog, eu passei a explorar a musica de uma forma bem diferente e profunda. E só ganhei com isso, principalmente levando essas descobertas aos meus leitores. E isso muitas vezes não fazemos por dinheiro e sim por prazer.

Abraço
Daniel

Rafhael Vaz disse...

Tenho muita vontade de ver este filme, já passei mto perto de locar. Meryl Streep é sem comentários e o pessoal vem elogiando.

Aliás, assino embaixo do que disse em relação a blogs de um modo geral.
Tenho percebido que o pessoal além de musicólatra, tem uma tendência à cinefilia. hahah

Abraços!!

Related Posts with Thumbnails