quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Marquês de Tamandaré

Com o objetivo de dificultar a vida dos falsificadores, as novas notas de Real serão colocadas em circulação a partir do meio deste ano.

Novas notasPor coincidência, tomo conhecimento dessa notícia no mesmo dia em que leio no livro História de Canções – Chico Buarque, de Wagner Homem, a história da canção Tamandaré, uma das músicas menos conhecidas de Chico.

Lançada em 1965, era uma crítica declarada à inflação em que o Brasil estava atolado e brincava com a imagem do Marquês de Tamandaré, personagem que ilustrava a nota de 1 Cruzeiro.

Nota 1 Cruzeiro - frente

Nessa época não existia o AI-5 e a censura era mais branda, ainda nem pensava em perseguir o bom menino de olhos azuis, unanimidade nacional, segundo Nelson Rodrigues, mas a Marinha sentiu-se ofendida e essa veio a ser a primeira música de Chico que foi proibida de circular.

A música foi regravada pelo Quarteto em Cy, em 1991, no CD Chico em Cy, e pode ser apreciada nessa pequena montagem/homenagem a um dos maiores compositores da MPB.

3 comentários:

Fernando J. Pimenta disse...

Excelente essa música. Vozes muito prazerosas a dessas mulheres. Relaxa ouvi-las. E a música, claro, desconhecida, mas nem um pouco ruim. Desconhecida apenas pelo fato da geração atual sequer conhecer as idas cédulas de dinheiro.

JAMES disse...

Muito bom ouvir Quarteto.....abç!!

Brandon Oak disse...

fantástico.

Related Posts with Thumbnails