segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Capicuas

Capicua é um termo que os espanhóis usam para designar um número que é igual a si próprio quando lido na ordem inversa. Um ambigrama, portanto.

Eu tenho um amigo catalão que quando ainda morava na Espanha colecionava bilhetes de ônibus cujos números eram capicuas e sempre que me deparo um número assim me lembro dessa história.

Como hoje, por exemplo, dia 01/02/2010, cujos números formam uma data capicua.

Apesar de não constar do meu dicionário (de bolso), parece que os portugueses também usam esse termo, pois achei o blog de um colecionador de capicuas português (http://capicuasdojota.blogspot.com/), onde pode-se ver um exemplo dos tais bilhetes de ônibus.

Nota: programei esse post para ir ao ar às 12:21 hs, por motivos óbvios.

Atualização às 19:50 –> como bem lembrou o Fernando J. num comentário, esse “fenômeno” também é conhecido como palíndromo. Aliás, para ver mais alguns palíndromos clique aqui: A droga do dote é todo da gorda.

4 comentários:

Marília disse...

Muito oportuna esta postagem!

Fernando J. Pimenta disse...

Na matemática sempre ouvi dizerem (número) palíndromo. E o termo 'palíndromo' tem a vantagem de poder designar também palavras e sentenças que se leem de trás para frente, como 'ana'.

Ótima palavra para eu adicionar ao meu vocabulário.

▒▓█► JOTA ENE disse...

ººº
Agradeço o seu post , não esperava.


Enviei e-mail p'ra agradecer, só posteriormente vi esse post.


Abração

Daniel Argentino disse...

Que maneiro isso. Eu só conhecia aquelas frases que você lê (nos dois sentidos) e não muda nada. Tem um nome isso, mais não vou me lembrar agora.

Abraço

Related Posts with Thumbnails