sábado, 2 de janeiro de 2010

De onde vêm os auditores

No inicio era o verbo. A palavra bastava. O dono da empresa confiava em seus empregados ou não. Neste caso, mandava-o embora sumariamente ou vigiava-o de perto pessoalmente. Com o crescimento da organização, achou por bem criar uma área especializada em procurar maus empregados. Na falta de maus ou na impossibilidade de descobri-los, passou a vigiar com o mesmo rigor os bons empregados.

Estava criado o departamento de auditoria. Ao contrário dos caga-regras, auditores têm formação própria, curso superior, MBA etc. e, salvo exceções, são contratados de fora da organização, daí o fato de muitos auditores sequer imaginarem o que é produzido pela empresa em que trabalham. Auditores geralmente ganham altos salários.

O departamento de auditoria tornou-se independente. Em grandes empresas costuma prestar contas diretamente aos acionistas, passando por cima até do presidente, se necessário.

Pensando nisso, algumas empresas criaram um departamento paralelo para "controle interno", que nada mais é do que uma pré-auditoria, ou seja, verifica se existem problemas potenciais antes que a auditoria propriamente dita os descubra. Esse departamento de controle interno presta contas à diretoria da empresa.

Como a diretoria costuma chiar quando o controle interno levanta problemas, criou-se um processo pelo qual cada departamento realiza anualmente uma revisão de todas as suas atividades e, junto com o controle interno, elaboram planos para regularização da situação.

Esse processo de revisão anual tem três características básicas:

1) É baseado em normas e procedimentos escritos por caga-regras;

2) O trabalho mais pesado para sua execução é feito pelos carregador de piano de cada departamento; e

3) Gera uma lista de atividades para serem atendidas dentro de um determinado prazo. Adivinhe quem tem que executá-las?

Gráfico atividades - Auditores
Leia a primeira parte desse texto em Governança Corporativa.
A segunda parte está em Como surgem os caga-regras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails