segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A profissão mais antiga do mundo

Diz a sabedoria popular que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. Pode ser, se entendermos o sexo como moeda de troca para obtenção de favores, mas afirmar que essa atividade desde o início já era uma profissão, talvez seja exagero.

Então, qual será realmente a profissão mais antiga do mundo? Terá sido algo da época das cavernas?

Seriam as donas de caverna as primeiras profissionais? Certamente é um bom palpite, pois as mulheres ficavam em casa enquanto os homens caçavam (eram muito chovinistas nossos ancestrais), mas não é bem o conceito de profissão que procuramos aqui, mesmo porque considerar “dona de casa” como profissão é algo muito recente em nossa história.

Então são os caçadores? Não creio. A caçada era uma habilidade natural e uma necessidade básica da sobrevivência dos hominídeos, além disso não é bem uma profissão até hoje.

Médicos? No início, mais do que profissão, a atividade dos curandeiros misturava-se à religião, quando não eram considerados deuses, eram os diabos em pessoa. Ora, pensando bem, até que não mudou muito.

O mesmo pode-se dizer com relação aos advogados, excluindo-se a parte referente à deificação do profissional, pois isso nunca aconteceu.

E a engenharia? Quem construiu as primeiras casas quando não havia cavernas disponíveis? Os primeiros engenheiros eram sem-cavernas que construíram seus abrigos empilhando galhos, folhas etc. Os que não morreram soterrados, em breve receberiam encomendas de pessoas que lhes pudessem pagar (pouco).

Fazedores de roupas e calçados, tratadores de animais, lavradores… Não, nada disso. Assim como os caçadores, toda a gente sabia como realizar essas atividades e tinha tempo para isso. Até que apareceu alguém com poder suficiente para contratar o serviço, o quê lhe possibilitava ficar no aconchego de sua toca enquanto outro fazia o serviço por ele.

Ora, qualquer dessas hipóteses acima pressupõe que havia alguém disposto a pagar pela tarefa, ou seja, um cliente ou um chefe. Cliente não é profissão. Chefe é.  E, finalmente, esse exercício abobrinhorístico nos leva à conclusão que a primeira profissão pode ter sido a de chefe!

No entanto…

… antigos registros em cavernas na França dão conta que o primeiro chefe era chamado de filho da puta pelos primeiros empregados. Portanto, já existiam putas. Não sei não, mais uma vez acho que vence a sabedoria popular.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails