quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Julinho da Adelaide

Em maio de 1995, a Rádio USP FM apresentou uma entrevista com Julinho da Adelaide, compositor de músicas como Acorda Amor (“chama o ladrão”) e Jorge Maravilha (“você não gosta de mim, mas sua filha gosta”). Essa entrevista foi ao ar no programa Memória, apresentado por Milton Parron, e eu tive a boa ideia de gravar em fita cassete.

Julinho da Adelaide era o pseudônimo utilizado por Chico Buarque no início dos anos 70, quando a censura tava brava pro lado dele. Na verdade, tava brava pro lado de todo mundo, mas a partir de um certo momento, a censura passou a podar simplesmente todas as músicas do Chico, e Julinho da Adelaide foi a figura que ele criou para burlar essa perseguição. Passou ileso pela censura com músicas que jamais passariam sob o nome de Chico Buarque e ainda por cima deu uma bela gozada da cara dos censores.

julinho-da-adelaide1Essa entrevista gravada em 1974, foi feita por Mário Prata e Melchiades Cunha Junior, e publicada no jornal Última Hora, em São Paulo. Óbvio, o áudio não foi divulgado na época, mas mesmo assim, pouco tempo depois, desvendou-se a identidade de Julinho e a brincadeira acabou.

Minhas fitas estavam bem guardadas com uma grande amiga e agora as digitalizei. Retirei boa parte dos comentários iniciais e finais do Parron, o que é uma pena, pois são muito interessantes, porém encompridava demais, e mantive apenas os comentários que ele fez no meio da entrevista e as músicas.

A duração total é de quase 1 hora, mas vale a pena. A entrevista é muito engraçada e é um retrato colorido de tempos em branco e preto.

Se preferir a transcrição da entrevista na íntegra, clique aqui

Para conhecer ou lembrar.


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4
: Essa última foi com o Chico mesmo, 18 anos depois, falando sobre o Julinho da Adelaide.

5 comentários:

Celso disse...

Raridade...
Tinha em arquivo partes da entrevista.
Obrigado pelo post.
Celso

thais disse...

Genial!!!!! Continue postando essas obras culturais de tamanha importancia para nossa formação!

Edison Junior disse...

Que bom que você gostou, Thais! Chico Buarque é genial mesmo.

André disse...

Oi, não tem mais os links de audio. Será que vc teria esses arquivos aí ou outro link disponível? Procurei no google pra baixar mas não achei! Abraços
Meu email andremesquita77@gmail.com

Edison Junior disse...

Olá, André, republiquei o post com links para download:
http://edisonjr.blogspot.com.br/2014/07/julinho-da-adelaide.html

Related Posts with Thumbnails