quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ho-bi

Conversando sobre hobbies com um conhecido, disse a ele que o meu era manter esse sítio.

- Blog? Mas isso não é hobby, isso é coisa de viciado em internet!

Tive que explicar a ele a origem da palavra hobby: em javanês, “ho-bi” quer dizer “cu”. E cu, como sabemos, cada um tem o seu. Assim como um hobby. Os primeiros navegantes ingleses que aportaram àquela aprazível ilha encantaram-se com o ho-bi local, garfaram o som da palavra e grafaram-na em inglês.

E, para ser bem didático, completei: fukiu ho-bi! Que em javanês arcaico quer dizer…

5 comentários:

Sueli disse...

O mundo seria bem melhor se cada um cuidasse do seu ho-bi e deixasse o ho-bi alheio em paz ... rsrs
Beijos, Su

Iatã Themudo Lessa disse...

Você é a primeira pessoa, além do personagem do Lima Barreto ("O homem que sabia javanês"), que eu conheço que conhece esse curioso idioma.

Ravick disse...

haha, perfeito.
EM tempo, açguém sabe dizer a diferente entre "hobby" e "hobbie"? o segundo é a peça de roupa? Eu tenho lido por aí ambos usados como tarefa de lazer, e fiquei todo confuso :S

Edison Junior disse...

Olha, eu só conheço "hobby". E Ho-bi, é claro.

O plural de hobby é hobbies, daí imagino que houve uma confusão e virou hobbie, mas no meu dicionário não consta essa versão de grafia.

Fernando J. Pimenta disse...

Hahahaha

"Que em javanês arcaico quer dizer… "

Engenhosa construção de piada!

Related Posts with Thumbnails