terça-feira, 7 de julho de 2009

Ué, não entendeu o texto que acompanha o livrinho infantil?

‘Ora, meu amigo, não há pobrema’, como dizia a Rádio Emissora de Camanducaia.

Recebi um e-mail hoje com a solução, um guia rápido para a língua alemã, cujo autor desconheço, mas reproduzo na íntegra. Assim, você poderá ler facilmemte o livrinho do post anterior, caso as figuras não tenham sido muito claras.


Aprendendo Alemão

A língua alemã é relativamente fácil.

Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latim e estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente. Isso é o que dizem os professores de alemão logo na primeira lição.

Para ilustrar como é simples, vamos estudar um exemplo:

Primeiro, pegamos um livro em alemão, neste caso, um magnífico volume, com capa dura, publicado em Dortmund, e que trata dos usos e costumes dos índios australianos Hotentotes (em alemão, Hottentotten).

Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter) cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-los das intempéries.

Estas jaulas, em alemão, chamam-se jaulas cobertas com tela (Lattengitterkotter) e, quando abrigam um canguru, chamamos ao conjunto de “jaula coberta de tela com canguru (Lattengitterkotterbeutelratten).

Um dia, os Hotentotes prendem um assassino (Attentäter), acusado de haver matado uma mãe (Mutter) hotentote (Hottentottenmutter), mãe de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel).

Esta mulher, em alemão, chama-se Hottentottenstottertrottelmutter e a seu assassino chamamos, facilmente, de: Hottentottenstottertrottelmutterattentäter.

No livro, os índios o capturam e, sem ter onde colocá-lo, põem-no numa jaula de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter).

Mas o preso escapa.

Após iniciarem uma busca, chega um guerreiro hotentote gritando:

- Capturamos o assassino (Attentäter)!

- Qual Attentäter? – pergunta o chefe indígena.

- O Lattengitterkotterbeutelrattenattentäter, comenta o guerreiro, a duras penas

- Como ? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela ? – pergunta o chefe.

- Sim, é o Hottentottenstottertrottelmutteratentäter (assassino da mãe do garoto surdo-mudo da tribo)

- Ah, diz o chefe, você poderia ter dito desde o início que havia capturado o Hottentottenstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentäter.


Viu? A língua alemã é lógica e muito simples, agora é só colocar mãos à obra e aprender o resto, da mesma forma que você fez com o idioma Chinês, que também teve a chance de conhecer aqui neste blog.

2 comentários:

Marília disse...

Problema mesmo é ter fôlego para dizer essa palavra!

Waldomiro Lessa disse...

Se soubesse que era tão facil assim , ja tinha aprendido antes o alemão..

Related Posts with Thumbnails