quinta-feira, 30 de julho de 2009

Take Five – 50 anos!

Capa Time OutO álbum Take Five, do quarteto de Dave Brubeck, completa 50 anos em 2009. Um clássico do jazz, teve a ousadia de gravar músicas em um tempo diferente do tradicional 4/4. É um dos LPs que eu ouvi até furar.

A música que batizou o álbum, uma composição em 5/4 do saxofonista Paul Desmond, é um desafio tanto para os músicos quanto para os ouvintes. Quem não se atrapalha marcando o ritmo nas primeiras audições? Apesar disso, a música tem muito swing, o que surpreendeu até o próprio compositor, segundo informações da capa do disco.

O quarteto era composto por Dave Brubeck (piano), Paul Desmond (sax alto), Joe Morello (bateria) e Eugene Wright (baixo).

Delicie-se com Take Five:

Dois anos depois, o grupo lançou o álbum Time Further Out, que manteve a proposta de gravar em tempos não usuais. Neste, eles passeiam desde o 3/4 até o 9/8, uma coisa esquisitíssima, mas deliciosa de se ouvir. Eu, que nada sei sobre teoria musical, aprendi muito com esses álbuns.

Se você não conhece, ouça a música Unsquare Dance, em 7/4. Repare na gargalhada do baterista Joe Morello ao final da música, divertida e aliviada. É mais ou menos como a gente se sente ao ouvir.

Parabéns, Take Five!

Um comentário:

Waldomiro Lessa disse...

Fantástico mesmo.
Ainda tenho as fitas K-7 que voce gravou para mim , lembra?

Related Posts with Thumbnails