segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pioneer

Após o término do ciclo de viagens à Lua conduzidas pelo Programa Apollo, a NASA começou a mirar seus foguetes para os planetas mais distantes. Marte e Vênus já vinham sendo explorados por sondas tanto dos EUA quanto da URSS. Agora era a vez de Mercúrio e Júpiter.

No início dos anos 70 as sondas Pioneers 10 e 11 partiram dos EUA em direção à Júpiter com a missão de fazer um sobrevoo pelo planeta e obter informações sobre campos magnéticos, alterações no ventos solares e outras coisinhas mais. Cumprida a missão, elas iriam prosseguir numa viagem sem fim pelo universo afora. E assim foi.

Contando com a possibilidade de ser achada por seres extraterrenos, as sondas levam consigo uma placa de ouro com algumas informações sobre sua origem e o povo que as criou:

Placa Pioneer

Na placa há um diagrama com 14 pulsares, que para seres tecnologicamente desenvolvidos indica onde fica o Sol, um esquema simples do Sistema Solar mostrando que a sonda saiu do terceiro planeta, e um casal nu na mesma escala de um esboço da sonda mostrando a proporção dos seres que a enviaram ao espaço.

Porém, essa simples e bem intencionada plaquinha provocou uma celeuma em seu próprio planeta. Jornais e televisões ficaram constrangidos em exibir pessoas nuas às famílias americanas. Um jornal borrou as genitálias do casal e o seios da mulher para não ofender a seus leitores. Outro denunciou a NASA por utilizar dinheiro público para lançar obcenidades ao espaço. Feministas ultrajadas reclamaram que a figura feminina ficou ligeiramente atrás do homem e, por não estar também com a mão levantada e parecer olhá-lo com admiração, denotaria uma posição de submissão. Outros reclamaram que o casal representaria um grupo muito limitado da humanidade.

Dizem que uma imagem vale por mil palavras, mas nesse caso a polêmica que se ergueu em torno da placa revelou muito mais sobre a raça humana do que a figura em si.

Fonte: This New Ocean – The Story of The First Space Age, de William Burrows.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails