terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe suína

A tal da gripe toma conta do noticiário internacional, como não poderia deixar de ser. Manchetes alarmistas, discussões sobre epidemias, endemias ou pandemias pululam dos jornais, rádios e televisões.

Como a imprensa normalmente aumenta um pouco para vender mais, aliado ao desconhecimento que (ainda) se tem sobre a doença, imagino que o problema deve ser mais embaixo, mas não tanto quanto o que ouvi no rádio hoje. Peguei na BandNews FM o final da entrevista de um médico brasileiro, do qual infelizmente não ouvi o nome, especializado em vírus, bactérias e outros bichinhos. Sempre aparece um especialista nessa hora...

Ele tinha um tom blasé nas suas respostas e dizia que não via problema nenhum na gripe, que não tem nada a ver com a Gripe Espanhola que matou milhões de pessoas no início do século passado, porque nós somos descendentes das pessoas que sobreviveram àquela epidemia e, portanto, somos muito resistentes. Além disso, disse ele, a população à época era subnutrida e mais sujeita à contaminação. Disse ainda que essa é como uma gripe comum dessas que todo mundo já pegou.

Perguntado sobre os cuidados que se deveria tomar numa viagem ao exterior, ele respondeu:

- Vá bem alimentado e leve um antibiótico!

Só faltou ele acrescentar:

- Apersistiremossintomasummédicodeveráserconsultado.

Edison - Gripe suína

Um comentário:

Ravick disse...

"Disse ainda que essa é como uma gripe comum dessas que todo mundo já pegou."

Eu cansei de repetir isso por aqui... mas aí acava tachado de ignorante...

Related Posts with Thumbnails