domingo, 22 de março de 2009

Sangirardi - Show de Rádio!

Nos tempos em que o campeonato paulista ainda tinha algum peso no currículo dos clubes, existia um programa no rádio que era apresentado no intervalo e no final das partidas, chamado Show de Rádio. Começou na Rádio Jovem Pan em 1969 e depois foi para a Rádio Bandeirantes. Seu produtor e apresentador era Estevam Bourroul Sangirardi, falecido em 1994, e revelou ao longo de sua longa existência diversos radialistas, como Beto Hora, Serginho Leite e outros.

Cada time era representado nos programas por personagens caricatos, como Lord Didu Morumbi e seu mordomo Archibald, torcedores do São Paulo; o Joca Zefiu e a Nega (ó, negaaa!), do Corinthians; o Comendador Fumagali e a Noninha do Palmeiras e por aí vai. Um humor superinteligente que nos fazia rir mesmo no dia em que o time perdia.

Em meados da década de 70 surgiu um quadro conhecido como Rádio Camanducaia, criado por Odayr Baptista, que passou a ser o meu preferido. Entre um personagem e outro do Show de Rádio, a “rádio” Difusora de Camanducaia fazia intervenções engraçadíssimas, transmitindo quase em ondas médias, falando para a cidade e cochichando para o interior, como as que se pode ver neste pequeno exemplo obtido no site Peças Raras, ao qual recomendo uma visita.

Odayr Baptista mantém no ar o site da Rádio Camanducaia. Vale muito a pena visitar e se divertir clicando em cada estabelecimento comercial que aparece no mapa da cidade ao redor do Largo da Matriz e ouvir seus reclames.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails