segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia da Água




"(...) Cada parte desta terra é sagrada para o meu povo. (...) A água brilhante que se move nos rios e riachos não é apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais (...) cada reflexo nas águas claras dos lagos fala de eventos e memórias na vida de meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai. Os rios são nossos irmãos. Eles saciam nossa sede, conduzem nossas canoas e alimentam nossos filhos. Assim, é preciso dedicar aos rios a mesma bondade que se dedicaria a um irmão. (...) Ensinarão vocês às suas crianças o que ensinamos às nossas? Que a terra é nossa mãe? O que acontece à terra acontece a todos os filhos da terra."

Chefe Seattle, em 1852, respondendo ao presidente americano que queria comprar suas terras para assentamento de colonos.

"Sabemos que a origem da vida aconteceu talvez em torno de 4 bilhões de anos atrás, nos lagos e oceanos da Terra."
Carl Sagan

"Na próxima vez que você andar na chuva, pare e pense: um pouco da água que cai sobre você já circulou pelo sangue dos dinossauros e estava na lágrima de crianças que viveram há milhares de anos."
M. Barlow e T. Clark

"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada cidade e cada cidadão é plenamente responsável por ela diante de todos."
Declaração Universal dos Direitos da Água, Unesco, 1992

"Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança e sua canção. Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."
R. Tagore

"Na natureza não há prêmios nem punições - há apenas consequências."
Robert G. Ingersoll

"A água é a melhor de todas as coisas."
Píndaro, século 4 a.C.

"A água não é apenas necessária à vida. Ela nos preenche com um sentimento de gratificação que excede o prazer dos sentidos."
A. de Saint Exupéry

Textos extraídos do Almanaque da Água, da SABESP

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails