sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Especialista

"Vancês com certeza já ouviram falar que nós estamos no tempo dos especialistas. O meu ofício é de carpinteiro. De primeiro eu fazia casas, fazia galinheiro, e inté igreja eu fazia. Mas depois vi que era perciso um especialista no meu ofício. Assuntei, assuntei inté que dei com a minha especialidade. Fiquei nela! Minha gente, ocês estão falando com o melhor construtor de privada em toda essa várzea do Pixiri."

Assim começa um conto engraçadíssimo que eu li. O Especialista foi escrito pelo comediante e ator americano Charles Sale por volta de 1929 e é de uma atualidade impressionante, obviamente não em relação à construção de privadas, mas com os "especialistas" que abundam por aí, com o perdão do trocadilho.

Escrito em primeira pessoa, ele se põe a explicar as dificuldades de seu ofício desde a escolha do melhor local para instalação da "casinha" - sim, é do tempo em que latrina ficava fora do corpo da casa - até os perigos de construí-la por conta própria sem consultar um especialista. Ele tece considerações sobre o consumo de jornal e até recomenda a colocação de um bauzinho para guardar as espigas que algumas pessoas de idade ainda poderiam preferir ao jornal. Chega a ser comovente seu orgulho com as suas duas obras mais importantes: a privada de 8 buracos e a privada do Major.

Se alguém se interessar pela leitura é só me pedir que eu mando por e-mail. Recomendo!

2 comentários:

niltontche disse...

Olá Edison!
Li este texto há uns 25 anos atrás.
Lembro que achei importante pela sua simplicidade e engenhosidade.
No meio de outros livros, perdi este.
Se puderes enviar o texto agradeço, por reavivar minha memória.

Nilton

Fernando J. Pimenta disse...

Manda-me por email. Parece ser frutífero.

Related Posts with Thumbnails