quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Horário de Verão


Termina neste final de semana o Horário de Verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora entre sábado e domingo.

Oba! Final de semana prolongado! (ahahaha... piada velha, porém boa).

Muito já se debateu sobre a necessidade de ter um horário diferenciado no período de verão que, segundo especialistas do governo, produz uma economia de energia de até 5%. As palavras “especialista” e “governo” isoladamente já me trazem certa desconfiança. Juntas são o prenúncio de catástrofes e/ou mentiras.

Realmente não entendo de onde vem essa economia. As luzes das ruas ficam acesas desde a hora em que escurece até o amanhecer, independentemente da hora que marca no relógio. Eu chego em casa e tomo meu banho sem olhar pela janela se está claro ou escuro. As fábricas funcionam a toda carga (antes da crise) durante o mesmo período de tempo, seja no verão, seja no inverno.

Além disso, o maior consumo de energia no país é na região sudeste e a maior parte dela vem de hidrelétricas. Ora, nós que aqui moramos sabemos que a água não é propriamente um problema nesta época do ano e quem não é daqui pode ver todo dia nos jornais. A água excedente é lançada pelos vertedouros das barragens, o que, aliás, é um espetáculo lindíssimo, mas não dá para guardar a água. Portanto, o que realmente significa essa economia de energia? Quem economiza?





O Horário de Verão não atinge o Brasil inteiro. No Nordeste, por exemplo, onde eles dizem que seguem o “Horário de Deus” (não é mesmo MJ?), não tem. Durante o Horário de Verão eles pelo menos assistem à novela das 8 às 8 mesmo. Imaginem a confusão e o transtorno para as companhias aéreas que têm que mudar a tabelas de horário de seus voos? Se sem isso elas já infernizam a vida dos passageiros, imagine com.

"Ah, mas com o Horário de Verão eu chego mais cedo em casa, posso ir a um boteco tomar umas e outras, ir à praia etc."

Bom, praia não tem por aqui e os botecos felizmente funcionam à noite também.


Eu também gosto de sair do trabalho e chegar de dia em casa, mas eu odeio sair de casa para trabalhar com as ruas ainda escuras, como tem sido nos últimos dias. Me sinto um lobisomem. Me desculpem os que gostam, respeito isso, mas eu não me acostumo com esse negócio de acordar uma hora mais cedo todo dia. Estou esbagaçado.

Para mim, a melhor coisa no Horário de Verão é quando acaba. Já vai tarde.

E você, o que acha? Responda a pesquisa ao lado.

2 comentários:

Mário Júnior disse...

Bem, suas ponderações são boas. De fato, não entendo o motivo do horário de verão no Brasil - "quem economiza?" - e confesso que não gosto dele. A programação da TV fica toda adiantada, os bancos fecham mais cedo...

E é isso mesmo: "horário de Deus" por aqui. \o/

Votei em "odeio" na enquete! :p

Marília disse...

Eu adoro horário de verão, mas deve ser porque não preciso mais ter que sair no escuro para estudar ou trabalhar, não é?
Como dizia sabiamente sua Vó Nuje:
" A velhice reserva para si certos privilégios..."

Related Posts with Thumbnails