domingo, 15 de fevereiro de 2009

Guartelá e Guartelá Real

A internet é cheia de surpresas. Outro dia recebi um e-mail com fotos de um cânion maravilhoso, num lugar chamado Guartelá, no Paraná. As fotos reproduzidas abaixo mostram uma paisagem que impressiona por sua grandeza, pela beleza e principalmente por estar tão perto de nós. Como é que eu nunca tinha ouvido falar nisso?

Folder Guartelá


Conheço pessoalmente algumas paisagens impressionantes, aqui mesmo no Brasil, como Itambezinho, no Rio Grande do Sul, e a Chapada Diamantina, na Bahia. Conheço por foto o famoso Gran Canyon, no Estado do Arizona, nos EUA, e Guartelá se lhe equivaleria em grandeza.

Resolvi pesquisar um pouco e, para minha surpresa, descubro que as fotos que vieram como sendo de Guartelá são de fato do Gran Canyon – clique aqui – pode ver, as fotos são as mesmas.

Algum gaiato, talvez até bem intencionado com relação à verdadeira Guartelá (atrair turistas?), ou talvez com puro espírito brincalhão, jogou o ar estas fotos que não só circulam por e-mail como há pessoas que as colocam em seu próprio site como sendo de Guartelá mesmo, como você pode ver clicando aqui (atualização em 02/11/2009 – não poder ver mais, pois o site em referência saiu do ar…)

Não deixa de ter sua graça. Há tantas bobagens circulando pela internet que é difícil separar o que é verdadeiro do que é falso. É muito fácil lançar um boato por e-mail, como aquele do vírus que acabou de ser descoberto e que vai apagar seu disco rígido.

Pois bem, Guartelá de verdade deve ser até um lugar legal de conhecer, conforme se pode ver nas fotos a seguir, copiadas de alguns sites mais confiáveis como 360graus e um com fotos de Jeffrey Shimizu.

Folder Guartelá Real


A propósito, já que eu mencionei Itambezinho e Chapada Diamantina, segue uma foto de cada:


8 comentários:

Ju disse...

Nossa, e eu ja pensando "tem isso no Brasil?? Que legal!"

Alias, respondendo ao questionario aqui tambem, odeio horario de verao pq nao me conformo em acordar no escuro e jantar no claro! Ainda bem que acabou!

Lilia Rocha disse...

Hahaha.... acabei de receber este email e, imediatamente, reconheci a fraude.
O mais legal de tudo é saber que ainda tem gente que se interessa em informar, como você está fazendo.
O pior, é saber que ainda existe gente que tem que 'colar' para valorizar.
Temos que dar valor ao que temos porque, o que temos NINGUÉM TEM.... e, o Grang canyon, que pena, é dos Estados Unidos!!!!!

Anônimo disse...

Na verdade é preciso ter "um pé atrás" com os conteudos da internet, mas para quem tem o minimo de conhecimento de geografia/clima/vegetação... Logo se via que aquelas fotos jamais seriam de um localidade do Paraná.

Ps. E pensar que tem gente que compra remédios apo´s consuta na internet.

Anônimo disse...

Achei impressionante! Realmente, como nunca ouvi falar nesse lugar tão próximo e maravilhoso?
Mas, quando vi as fotos dos ônibus, identifiquei que isso não era no Brasil.

Herbert disse...

Logo de saída estranhei a presença de neve em algumas fotos! hehehe
Aí fui pesquisar e tive a alegria de encontrar o seu blog: perdi um canyon falso, mas ganhei um sítio verdadeiro e muito engraçado!

Edison Junior disse...

Valeu, Herbert! Obrigado pela visita e volte sempre!

família disse...

Não acho que possa ter havido boa intenção em quem divulgou as imagens do Zion National Park como sendo o Guartelá. Quem fez isso perdeu a oportunidade de divulgar fotos reais do nosso canion totalmente diferentes das mostradas naquele arquivo PPS que corre o Brasil.
Além do Guartelá há mais outros no Brasil, entre eles o cânion do Xingó em Sergipe e o Itaimbezinho no RS.

Anônimo disse...

ha, I am going to test my thought, your post bring me some good ideas, it's really amazing, thanks.

- Murk

Related Posts with Thumbnails