sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Obrigado, Senhor!


Eles começaram a aparecer no meio esportivo durante a década de 80, se não me falha a memória, primeiro no futebol, depois em outros esportes. Pouco a pouco, os chamados Atletas de Cristo passaram a ser identificados por seus gestos e palavras de agradecimento a Deus a cada vitória ou gol assinalado. Hoje são milhares.

Evidentemente, esse aumento significativo de quantidade de crentes não foi só no esporte, mas acompanha uma tendência geral no Brasil, que é o aumento do número de fiéis nas igrejas pentecostais. Essas igrejas se beneficiam da exposição que os atletas proporcionam na mídia e, é claro, dos gordos dízimos que eles passam a dar.


E é bastante. Só para se ter uma idéia do montante envolvido, o bom moço Kaká, adepto fervoroso da igreja Renascer, aquela cujos "donos" foram presos recentemente, acaba de recusar uma oferta monstruosa do Manchester City, da Inglaterra, para sair do seu atual clube, o italiano Milan. Independente dos motivos que o levaram a recusar a oferta, o jornal The Sun estima que, ao abrir mão de seu novo salário, a Renascer deixará de receber a quantia de R$ 6,4 milhões por ano (2 milhões de libras)!!! Daria para reconstruir rapidinho o telhado da igreja em que ele foi batizado.

E esse comportamento já se nota desde a mais tenra idade. Durante as partidas da Copa São Paulo de Futebol Junior, um desses jogadores, ao marcar um gol para seu time, levantou fervorosamente os dois braços, com os dedos indicadores em riste, ergueu a cabeça e gritou:
- Obrigado, Senhor! Obrigado, Senhor!

Em seguida, sem interromper a corrida, bateu a mão no peito e gritou raivosamente para as câmeras de TV:
- Eu sou FODA! Eu sou FODA!

2 comentários:

Marília disse...

Pois é...
Ontem vi uma cena de cobrança de pênalti e havia um jogador ajoelhado rezando fervorosamente enquanto o seu colega chutava a bola para o gol.
Deus tem algum time preferido?
Eu acho que isto é uma distorção braba da idéia de fé.

Mário Júnior disse...

Marcelinho Carioca era Atleta de Cristo...

Lembro dele e do Luxemburgo batendo boca na TV Bandeirantes, quando o técnico bradava: "Eu tirei mulher do seu quarto na madrugada".

Se ele era casado (coisa que não sei), então o adultério é permitido entre os cristãos?

No mais, sempre achei isso uma bobagem. Mas as pessoas tem o direito de serem idiotas, então...

Related Posts with Thumbnails