quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O Google e a emissão de carbono


Leio num artigo publicado no Estadão que a utilização do Google causa danos à Natureza.

O consumo de energia dos computadores do Google necessário para fazer duas pesquisas produz a mesma quantidade de gases de carbono do que ferver água numa chaleira elétrica, ou seja, 14 gramas de dióxido de carbono. Considerando-se que são feitas no mínimo 200 milhões de pesquisas por dia, pode-se calcular o montante de dióxido de carbono que é lançado na atmosfera.

É muito? Em termos absolutos, certamente, mas considerando-se que os computadores do Google fazem várias pesquisas simultaneamente, não só a sua, veremos que o gasto de energia do seu computador enquanto você aguarda o resultado da pesquisa é muitíssimo maior.

Como a cada dia nos utilizamos mais e mais de equipamentos elétricos, em particular do computador, e apenas uma pequena parte desse tempo utilizamos para fazer pesquisas na internet, tem-se que o consumo do Google isoladamente é relativamente baixo.

Um chuveiro elétrico gasta pelo menos 10 vezes mais energia do que seu computador em uso normal. Ou seja, para a Natureza é muito melhor a gente reduzir o tempo no banho e ficar no computador lendo inutilidades como esta. Ou ir passear ao ar livre.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails