terça-feira, 2 de setembro de 2008

Eleições 2008 - I


Moro em São Bernardo há 25 anos e a cada quatro é sempre a mesma dúvida. Em quem votar para vereador? Ao contrário dos grandes centros, onde sempre se pode pinçar um cidadão conhecido e “de bem” para colocar no cargo – mesmo que nos decepcionemos depois –, por não acompanhar o noticiário local (falha minha), sempre fico na dúvida. Há, claro, nomes conhecidos, mas entre ser conhecido e ser um bom edil, pode haver uma grande distância.

Para prefeito é um pouco mais fácil, pois são menos candidatos e geralmente o partido a que pertencem e os respectivos apoios políticos nos ajudam a orientar a escolha.

Temos neste ano três candidatos fortes à prefeitura. O da situação, Orlando Morando (gostaram do nome?), é do PSDB. Há o Alex Manente, do PPS, cujo pai tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e é candidato a vereador. Na oposição, fechado com o Lula, está o Luiz Marinho, do PT. Lula quer vingança (sic) da atual administração por ter boicotado as obras do PAC no município. O candidato a vice do Luiz Marinho é o Frank Aguiar, aquele do forró, pode?

Quanto aos vereadores, é onde fico com mais dúvida, pois são 486 candidatos. Quem sabe vocês podem me ajudar. Vou relacionar alguns deles pelos nomes de guerra pelos quais se julgam conhecidos.

Temos, por exemplo, um candidato que se chama Marciano, cuja grande sacada no slogan é: “Eu acredito em Marciano!”

Existem muitos “Drs.” Candidatos. Doutor Isso, Doutor Aquilo. Porém eles não são os únicos representantes da área da saúde, pois temos também o Vavá da Farmácia, o Luiz da Farmácia e o Vando da Ambulância.

Boa parte deles gosta de associar seu nome à profissão, como por exemplo: Paraíba do Produto de Limpeza, Cícero da Feirinha, Marlene dos Perfumes, Neusa do Uniforme, Tiago do Posto, Mágico Ossamá Sato, Luizão do Desmanche, Ivan do Caminhão, Adão da Lanchonete, Toninho da Lanchonete, Maico Promoter, Capitão Buzanga e Márcia do Farol (profissão?)

Cabeleireiros os há em profusão: Bezerra Cabeleireiro, Ferreira Cabeleireiro, Nice Cabeleireira, Pedro Cabeleireiro e Suenia Cabeleireira. Se todos forem eleitos, as mulheres de São Bernardo passarão 4 anos descabeladas...

Como não podia deixar de ser, pastores também são vários: Pastor Florentino, Pastor Ivanildo Santana, Pastor Natanael Alves, Pastor Raimundo Rios, Pastor Pagliarin e Pastor Vagner. Se não agradar nenhum pastor, você pode votar direto no Profeta (sim, também é nome de candidato).

Tem também a série de Joões: João das Cabras, João das Roupas, João do Depósito e João Pé de Frango.


E, por falar em galináceos, imagino que será acirrada a disputa entre os candidatos José Galo e Zé Galinha...

Para encerrar, tem aqueles que se utilizam de seu singelo apelido, como: Risadinha, Peki da Machine (o que será isso?), Panda, Netinho Ritmo Quente, Gaguinho (fujam do comício dele!), Alex Camburão (quem vai votar nele?), Zé Du Norte Praça Brasil, Mestre Feijão, Trator, Zé Ratão, Zé do Black, 100% Dias e Reginaldo Burguês (putz! isso é nome pra candidato?)

Deus nos ajude!

2 comentários:

Marília disse...

Eu tenho o mesmo problema na hora das eleições municipais aqui em Barueri.
Você não faria para mim um levantamento como este aqui? Pelo menos risada a gente iria dar.
Boa sorte para nós!

Waldomiro Lessa disse...

Para prefeito é facil vc escolher ja que esta "Morando" em São Bernardo. Vereador, gostei do capitão Buzanga! Só sugestão viu?

Related Posts with Thumbnails