segunda-feira, 23 de junho de 2008

Série Olímpica - Maratona


A Maratona é o esporte que talvez mais represente o chamado espírito olímpico. É o que mais sacrifício exige do atleta por um período prolongado de tempo. E bota prolongado nisso. São mais de 2 horas de intenso esforço que requerem, além de preparo físico, muito preparo psicológico.

Mal comparando, numa prova de 100 metros rasos, não dá nem tempo do competidor pensar em desistir. A menos que se machuque, ele vai correr até o final mesmo que chegue em último lugar.

Numa maratona não. Passado pouco tempo do início da prova, 95% dos atletas já sabem que não terão qualquer chance de vencer ou mesmo conseguir uma medalha. Aliás, 90% já o sabiam mesmo antes de iniciar a corrida.

Durante o restante da maratona, eles têm duas longas horas de sofrimento para elaborar mil desculpas para desistir de completá-la. E, salvo contusões sérias, eles também não desistem.

E esses têm o espírito olímpico na sua mais pura acepção.

Uma das cenas mais comoventes que já vi numa Olimpíada, foi a chegada da atleta Gabrielle Andersen, na maratona feminina em Los Angeles, em 84.

Aos 39 anos, ela sabia que aquela seria a sua última Olimpíada. Esgotada, não se sabe por quê recusou água no último posto de abastecimento. Talvez até o bom senso já a tivesse abandonado.

Até o estádio arrepiou-se quando ela entrou caminhando para completar a prova. Caminhando é modo de dizer, ela se arrastava toda torta e cambaleante. Ainda teve que dar uma volta e meia na pista, sempre recusando a ajuda dos médicos que era para não ser desclassificada, até cruzar a linha de chegada e finalmente desabar.

Foi a volta mais longa e um dos momentos mais agonizantes da história das Olimpíadas.

Mas ela chegou.

2 comentários:

Fernando Lessa disse...

Junior,

Este momento foi INESQUECÍVEL. Não sei se você se recorda, o Estádio Olímpico a aplaudiu de pé durante a volta e meia.

Sempre penso nela quando estou cansado correndo ou com alguma dificuldade na vida. Ela deu um EXEMPLO DE CORAGEM ENCARNANDO O VERDADEIRO ESPÍRITO DE QUEM PRTAICA ESPORTA COM RAÇA: Nunca desistir.

Fernando Lessa disse...

JR.

Achei este vídeo da chegada no youtube. Pode procurar. É de arrepiar!

Related Posts with Thumbnails