sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Barriga beeem definida


Atira o doutor:

- Seu IMC está no limite entre sobre-peso e obesidade. Você precisa emagrecer!

Em linguagem de gente, isso quer dizer que eu sou quase-gordo. Aliás, sempre fui. Fui fofinho na adolescência. Já tive uma fase da minha vida em que eu corria muito, quase compulsivamente. Tinha o rosto até chupado, mas sempre tinha uma barriguinha para atrapalhar. Digamos que eu era quase-magro. Passada essa fase de corridas, iniciei meu caminho rumo à fase sanfona. Engorda um pouquinho, emagrece um pouquinho.

Imbuído de espírito científico, me propus a analisar o tal do IMC, Índice de Massa Corporal. Esse índice é obtido pela divisão do seu peso pela sua altura ao quadrado, ou seja, se tenho 89kg e 1,74 de altura:

IMC = 89 ÷ (1,74)2 = 29,4

Se passasse de 30, ai, meu Deus!

Ora, por que o doutor foi concluir que eu devia diminuir meu peso? Como todo aluno de 1º grau sabe, ou pelo menos deveria saber caso nosso ensino fosse um pouco melhorzinho, uma alternativa à perda de peso poderia ser um incremento na minha altura, ou seja, na verdade eu não sou gordo, eu sou é baixo para o meu peso!

Pena que essa conclusão mostrou-se equivocada e o tanto que eu comi tentando crescer resultou em efeito contrário no IMC. É pra gente ver como a matemática pode nos levar a conclusões erradas.

Já tentei uma dieta a base de frutas: morango com chantili, pêssego em calda, torta de limão, goiabada com queijo, sorvete de abacaxi e barras de cacau, porém o IMC continuou aumentando.

A solução foi, então, uma dieta de baixas calorias. Ataquei freneticamente pizzas, esfihas, fatias finas de queijo, pastel com pouco vento e tudo mais que me pareceu suficientemente baixo para não conter altas calorias. Pode-se imaginar o resultado...

Sigo tentando. Só espero que minha Nutricionista não leia isso... poderá resultar em divórcio.


A persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado.

3 comentários:

Paty disse...

Muito boa a dieta...tentarei tbm..

Entao ta, ja sei de onde vem meu medo de falar em publico e agora de onde vem a minha tendencia a engordar...

Tiago disse...

Chorei de rir. Muito bom!!!

Fernando Lessa disse...

Junior,

Eu comprovo logicamente a sua teoria. Tenho 1,79 e peso os mesmo 89 Kg.

Meu IMC: 89/ (1,79)2 = 27,81

Também estou na incomoda zona do sobrepeso.

Por isso compactuo com sua dieta, lembrando que faltou a dieta de alto teor alcoólico (rs).

Abraços,

Related Posts with Thumbnails